Os cinco planetas anões do sistema solar

Os cinco planetas anões do sistema solar Cultura de Algibeira

Estamos de volta com mais um artigo sobre o nosso sistema solar, uma temática que já por diversas vezes trouxemos aqui ao Cultura de Algibeira. Desta vez decidimos ir em busca de todos os planetas anões oficialmente reconhecidos como tal que compõem o nosso sistema solar e partilhá-los contigo. Vamos lá a isto?

1 – Ceres

Este nosso artigo de hoje começa então com Ceres, um planeta anão que se encontra situado no cinturão de asteróides que existe entre os planetas Marte e Júpiter, sendo mesmo o maior corpo desse cinturão. Demorando 4,6 anos terrestres a orbitar o sol, este planeta não possui qualquer lua.

2 – Plutão

Seguimos agora até Plutão, o planeta anão que até há poucos anos atrás era mesmo considerado como o nono planeta do nosso sistema solar. Plutão é o maior membro de Cinturão de Kuiper e demora 248,4 anos a completar uma volta ao Sol, sendo acompanhado por um total de cinco luas.

3 – Haumea

Ainda no Cinturão de Kuiper temos mais um planeta anão que dá pelo nome de Haumea. Com uma órbita que dura 285,4 anos, este planeta encontra-se a uma distância do Sol quarenta e três vezes superior à distância que existe entre a Terra e o Sol, tendo duas luas a acompanhá-lo nesse caminho.

4 – Makemake

O Cinturão de Kuiper traz-nos mais um planeta anão, desta feita um planeta designado por Makemake. Inicialmente apelidado de Coelho da Páscoa por ter sido descoberto perto dessa altura do ano, veio-se a descobrir que este planeta anão tem apenas uma lua e demora 309,9 anos terrestres a completar uma volta ao sol.

5 – Éris

Por fim, já só nos resta falar sobre Éris, um planeta anão que aquando da sua descoberta esteve próximo de ser considerado como o décimo planeta do sistema solar por ser ainda maior que Plutão. Na realidade, foi o debate sobre Éris ser considerado ou não planeta que levou a União Astronómica Internacional a decidir pela redução do número de planetas no nosso sistema solar para apenas oito, fazendo Plutão perder o seu estatuto de planeta principal. Mas regressando a Éris, este só tem uma lua confirmada e demora 562,55 anos terrestres a completar uma volta inteira ao nosso Sol.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Ciência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s