Os seis planetas do sistema solar com maior número de luas

seis planetas sistema solar mais luas Cultura de Algibeira

Hoje vamos voltar a falar sobre o Universo que nos rodeia, mas focados no nosso sistema solar. Seis dos oito planetas que compõem o nosso sistema solar possuem satélites naturais e hoje vamos então falar sobre essas luas. Que planetas não possuem luas? Mercúrio e Vénus.

6 – Terra

Além de sermos o primeiro planeta do sistema solar a ter uma lua se contarmos os planetas por proximidade ao sol, somos mesmo o único planeta que apenas tem um satélite natural que dá pelo nome de Lua.

5 – Marte

Seguimos viagem na nossa nave espacial em direcção ao próximo planeta, Marte. Este nosso vizinho de tons avermelhados tem então duas luas a orbitá-lo, sendo elas conhecidas como Fobos e Deimos.

4 – Neptuno

Embarcamos agora num longo passeio espacial até Neptuno, o planeta mais distante do sol no nosso sistema solar. Com um total de catorze satélites naturais, a sua maior lua é Tritão, que foi descoberta 17 dias depois da descoberta do próprio planeta.

3 – Úrano

A abrir o nosso pódio espacial de hoje temos então Úrano, o sétimo planeta do nosso sistema solar. Com um total de vinte e sete luas, estas têm todas a particularidade de terem recebido nomes de personagens de William Shakespeare e Alexander Pope.

2 – Júpiter

Na segunda posição de hoje temos então Júpiter,o maior planeta do nosso sistema solar. Caso tivéssemos escrito este artigo uns dias antes, este seria mesmo o planeta na primeira posição com as suas setenta e nove luas confirmadas, mas durante o mês de Outubro foram descobertos vinte novos satélites naturais no planeta que nos falta falar e que assim assumiu a liderança.

1 – Saturno

E o planeta com o maior número de luas do nosso sistema solar é mesmo Saturno. Apesar de ser maioritariamente conhecido pelos seus anéis, este planeta assumiu também este mês a liderança no que diz respeito ao número de satélites naturais, com um total de oitenta e duas luas confirmadas.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Ciência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s