Os nove partidos da Assembleia da República Portuguesa

nove partidos Assembleia República Portugal Cultura de Algibeira

Apesar de ainda não serem conhecidos os resultados da emigração, ficou já fechado durante a última semana que a Assembleia da República Portuguesa irá ter representação de nove formações políticas, um número recorde na história do nosso país. Posto isto, hoje trazemos-te esses nove partidos enquanto partilhamos também alguns dados sobre as eleições legislativas do nosso país.

1 – Bloco de Esquerda

Começamos este nosso artigo por ordem alfabética, iremos então começar a falar sobre o Bloco de Esquerda, partido que é liderado por Catarina Martins. Tendo reunido 9,67% dos votos dos portugueses, este partido elegeu um total de 19 deputados para a Assembleia da República.

2 – CDS – Partido Popular

Seguimos agora para o CDS – Partido Popular, um partido conservador que é inspirado pela democracia cristã e que, até ao dia das eleições legislativas, era liderado por Assunção Cristas que entretanto se demitiu face aos resultados obtidos. Tendo reunido apenas 4,25% dos votos, este partido elegeu um total de 5 deputados.

3 – CHEGA!

Um dos novos partidos que conseguiu assento na Assembleia da República Portuguesa foi o CHEGA!, partido esse que é liderado por André Ventura. Ao alcançar 1,30% dos votos dos portugueses, este partido conseguiu eleger um deputado para a Assembleia da República, sendo esse deputado o próprio André Ventura.

4 – Coligação Democrática Unitária

Falemos agora sobre a Coligação Democrática Unitária, uma formação política que resulta da coligação entre o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista “Os Verdes” e ainda a Associação de Intervenção Democrática. Geralmente representados por Jerónimo de Sousa, o líder do Partido Comunista Português, este partido alcançou os 6,46% da votação e elegeu assim 12 deputados.

5 – Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal é o partido que se segue neste nosso artigo de hoje, sendo um partido com ideologias liberais que é presidido por Carlos Guimarães Pinto. Nas eleições legislativas, este país conseguiu também eleger um deputado, resultado de ter alcançado 1,29% dos votos registados.

6 – LIVRE

Regressamos agora ao espectro esquerdo da política para falar do LIVRE, mais um partido que conseguiu eleger uma deputada nas eleições legislativas portuguesas. Sendo um partido com porta-voz rotativo e cujos candidatos às eleições são escolhidos através de primárias abertas, o LIVRE conquistou 1,09% dos votos.

7 – Partido Social Democrata

Chegou afora a altura de falarmos sobre o Partido Social Democrata, um partido de centro-direita que é liderado por Rui Rio e que foi o segundo que mais deputados conseguiu eleger à Assembleia da República. Ao todo, foram 77 deputados, resultados dos 27,90% dos votos que alcançaram.

8 – Partido Socialista

Vamos agora falar sobre o Partido Socialista, o partido que reuniu o maior número de votos nestas eleições legislativas e que acabou por eleger o maior número de deputados para a Assembleia da República. Liderados por António Costa, que irá novamente assumir as funções de primeiro ministro, este partido elegeu 106 deputados num total de 36,65% dos votos.

9 – Pessoas-Animais-Natureza

Por fim, já só nos falta falar sobre o Pessoas-Animais-Natureza, partido cujo líder é André Silva. Com uma ideologia política focada no ambientalismo e animalismo, este partido aumentou a sua presença na Assembleia da República ao eleger 4 deputados, fruto dos 3,28% do total de votos que conseguiram alcançar.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s