Os cinco sentidos dos humanos

Os cinco sentidos dos humanos Cultura de Algibeira

Hoje é dia de voltarmos atrás no tempo até ao momento em que ainda estudávamos na escola primária para recordar aqueles que são os cinco sentidos do ser humano. Embora no seu todo sejam bem mais que cinco, estes são então os cinco principais sentidos do humanos e aqueles que até aos dias de hoje são ensinados em todas as escolas.

1 – Visão

O primeiro sentido de que aqui vamos falar é a visão, sendo este o sentido responsável por captar estímulos luminosos e percepcionar imagens. Estes estímulos são recebidos nos nossos olhos que possuem células fotossensíveis responsáveis então por distinguir formas e cores.

2 – Audição

Seguimos agora para o segundo sentido dos humanos, a audição, sendo este o sentido responsável por perceber ondas sonoras e compreender os sons ao nosso redor. Este sentido decorre então nas nossas orelhas, em particular na orelha interna.

3 – Paladar

O paladar é o sentido que se segue neste nosso artigo de hoje, sendo então o sentido que nos permite perceber os sabores dos alimentos. E sabes quais são os gostos básicos do nosso paladar? Tens isso aqui neste nosso artigo! As nossas papilas gustativas são então os responsáveis por este sentido, estando espalhadas pela nossa língua, palato, epiglote, faringe e laringe.

4 – Tacto

Falemos agora do tacto, o quarto sentido deste nosso artigo de hoje e o sentido responsável por captar estímulos tácteis, isto é, sentir pressão, dor e até mudanças de temperatura. Este sentido acaba por ser recebido por receptores ao longo de toda a nossa pele, vísceras e mucosas.

5 – Olfato

Por fim, já só nos falta falar do olfato enquanto um dos cinco sentidos dos seres humanos. O olfato é então o sentido responsável por captar as partículas presentes no ar, isto é, perceber os cheiros que se encontram no ambiente. O nariz é então o órgão responsável por este sentido, com os receptores deste sentido a estarem situados numa região que tem o nome de epitélio olfatório.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s