Os sete ciclistas que venceram as três Grandes Voltas do ciclismo

7 ciclistas vencer 3 Grandes Voltas ciclismo Cultura de Algibeira

Estamos de volta com mais um artigo de ciclismo, desta feita para falar sobre vencedores das três Grandes Voltas do ciclismo – o Giro D’Italia, o Tour de France e a Vuelta a España. Sendo provas de três semanas, não estão ao alcance de qualquer ciclista e, por isso mesmo, ao longo de mais de cem anos, apenas sete ciclistas foram capazes de vencer as três ao longo da sua carreira.

1 – Jacques Anquetil

O primeiro ciclista a conseguir o feito de vencer as três Grandes Voltas do ciclismo foi o francês Jacques Anquetil, tendo alcançado esse feito após a vitória da Vuelta a España de 1963. Além dessa vitória, venceu o Tour de France por cinco vezes e ainda o Giro D’Italia por duas vezes.

2 – Felice Gimondi

Seguiu-se Felice Gimondi a vencer as três Grandes Voltas do ciclismo, tendo o ciclista italiano completado este tríptico com a vitória da Vuelta a España em 1968. Tendo só conquistado essa Vuelta a España, Felice Gimondi tem ainda no seu palmarés um Tour de France e três vitórias do Giro D’Italia.

3 – Eddy Merckx

O terceiro ciclista a conseguir alcançar este feito foi o ciclista que é conhecido como o melhor ciclista de todos os tempos, o belga Eddy Merckx. Tendo conseguido vencer cinco Giro D’Italia e outros cinco Tour de France, a verdade é que só por uma vez venceu a Vuelta a España e foi mesmo nessa prova que conseguiu então alcançar este feito, com a sua vitória em 1973.

4 – Bernard Hinault

Passamos agora para um nome francês, Bernard Hinault, sendo mesmo o primeiro ciclista da história que conseguiu alcançar esta tríade de resultados com a vitória de uma outra Grande Volta que não a Vuelta a España. Com cinco vitórias no Tour de France, três no Giro D’Italia e duas na Vuelta a España, Bernard Hinault juntou-se a este restrito grupo com a sua vitória no Giro D’Italia em 1980.

5 – Alberto Contador

Muitos anos se passaram sem mais ninguém ter sido capaz de alcançar uma vitória na classificação geral das três Grandes Voltas, sendo que só o espanhol Alberto Contador já em 2008 se conseguiu juntar a esse clube. Tendo alcançado esse feito na edição de 2008 da Vuelta España, Contador venceu por três vezes a prova espanhola e por duas vezes as provas italiana e francesa.

6 – Vincenzo Nibali

Passados mais alguns anos, foi a vez de Vincenzo Nibali juntar-se ao grupo de ciclistas com vitórias na classificação geral das três Grandes Voltas, sendo que o ciclista italiano foi o único até aos dias de hoje a conseguir alcançar este feito com uma vitória no Tour de France, neste caso em 2014. Além dessa sua única vitória em França, Nibali venceu ainda duas edições do Giro D’Italia e uma edição da Vuelta a España.

7 – Chris Froome

Por fim, já só nos falta falar sobre Chris Froome, sendo que o ciclista britânico apenas alcançou este feito no ano passado, vencendo então o seu primeiro Giro D’Italia em 2018. Além dessa vitória, Froome conta com uma vitória na Vuelta a España (nos próximos meses deverão passar a ser duas por desqualificação do vencedor da Vuelta a España de 2011 em que Chris Froome foi segundo classificado) e quatro vitórias no Tour de France, vendo-se impedido de aumentar a sua contagem de vitórias por uma lesão que sofreu na passada semana.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Desporto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s