Os quatro tipos fundamentais de deserto

Os quatro tipos fundamentais de deserto Cultura de Algibeira

Depois de falarmos do maiores desertos do mundo, gostamos tanto do tema que decidimos falar dos vários tipos de deserto que existem, a exemplo do que já fizemos anteriormente com os diferentes tipos de erupções vulcânicas. Achas que conheces todos os tipos que aqui vamos falar hoje?

1 – Deserto Subtropical

Começando por falar dos desertos subtropicais, estes são os desertos como são normalmente imaginados por toda a gente quando se fala neste tema: temperaturas altas o ano inteiro, baixa humidade, elevada amplitude térmica entre as horas mais quentes e as horas mais frias do dia. Um exemplo deste tipo de deserto é o deserto do Sahara.

2 – Deserto Semiárido

Um deserto semiárido é uma espécie de deserto que apesar de ter longos e secos verões, tem no inverno alguns curtos intervalos de chuva. É em tudo semelhante aos desertos subtropicais, embora tenha temperaturas mais baixas e o seu terreno tanto pode ser constituído de areia como de rochas. Esta espécie de deserto é comum nos Estados Unidos da América, em regiões como o Utah ou o Montana.

3 – Deserto Costeiro

Os desertos costeiros são então desertos que se situam em regiões de temperatura moderadamente quente e de frio, isto é, regiões com verões longos e quentes e com invernos muito frios. Sendo a chuva escassa nestes desertos, o terreno não deixa de ser rico em sal e outros nutrientes devido à sua proximidade às bordas continentais, sendo um exemplo deste tipo de deserto o deserto de Atacama no Chile.

4 – Deserto Polar

Por fim, resta-nos apenas falar de desertos polares, o tipo de deserto dos dois maiores desertos do mundo, o deserto do Ártico e o deserto da Antártida. Ao contrário dos desertos anteriores, estes são compostos por gelo e até recebem uma razoável quantidade de chuva, sobretudo nos meses de inverno. Também ao contrário dos restantes desertos, o Inverno é mesmo a estação do ano mais longa neste tipo de deserto.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s