Saltar para o conteúdo
Anúncios

As quatro dinastias portuguesas

Dinastias II

Para fechar esta semana, decidimos que seria um bom dia para recordar o nosso passado e falar da monarquia portuguesa. Tendo isso em conta, hoje vamos trazer até ti as quatro dinastias da coroa portuguesa e alguns pormenores sobre as mesmas.

1 – Dinastia de Borgonha

A história da realeza portuguesa começou então com a Dinastia de Borgonha, que também é conhecida como Dinastia Afonsina. Tendo começado em 1096 ainda enquanto liderança do Condado Portucalense, esta passou a ser a dinastia da coroa do Reino de Portugal em 1143, com D. Afonso Henriques a ser então o primeiro rei do país. Esta dinastia durou até 1383, altura em que D. Fernando I faleceu e, estando a sua filha D. Beatriz casada com o rei D. João I de Castela, se viu a continuação da independência do país em causa, gerando-se anarquia a nível nacional.

2 – Dinastia de Avis

Em 1385 deram-se então as Cortes de Coimbra, onde foi decidida a quebra na sucessão legítima da coroa português, tendo sido eleito D. João I, Mestre de Avis como primeiro rei desta dinastia que foi denominada de Dinastia de Avis. Tendo durado até 1580, esta dinastia terminou após a morte de D. Sebastião em Alcácer-Quibir e com a derrota de D. António, Prior do Crato na batalha de Alcântara frente a Espanha, batalha essa pela coroa nacional.

3 – Dinastia de Habsburgo

Seguiu-se então a Dinastia de Habsburgo em Portugal, igualmente conhecida como Dinastia Filipina ou União Ibérica. Sob o comando de D. Filipe I de Portugal e II de Espanha, esta dinastia iniciou-se em 1580 com a aclamação do rei nas Cortes de Tomar e viu então acontecer a união entre Portugal e Espanha num só reino. Esta dinastia viria a terminar a 1 de Dezembro de 1640 com a Restauração da Independência de Portugal, de que já aqui falamos.

4 – Dinastia de Bragança

Por fim, resta-nos apenas falar da Dinastia de Bragança que foi então iniciada por D. João IV, no ano de 1640. Sendo uma casa real liderada por uma família de nobres portugueses, a liderança do país pela Casa de Bragança durou até ao ano de 1910, altura em que D. Manuel II foi então destronado como consequência da intenção da implantação da República Portuguesa, um outro tema de que também já aqui falamos.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: