As dez moedas comemorativas portuguesas de 2019

dez moedas comemorativas portuguesas 2019 Cultura de Algibeira

Todos os anos, os diferentes países membros da União Europeia emitem edições especiais da sua moeda de dois euros em comemoração de eventos importantes, bem como podem ainda emitir moedas de colecção com valores de cinco euros ou sete euros e cinquenta cêntimos. Posto isto, fomos em buscas das moedas comemorativas de Portugal para este ano, a exemplo do que já fizemos neste artigo.

1 – Série Europa – Renascença

Começamos então este nosso artigo sobre moedas com uma moeda de cinco euros denominada de Série Europa – Renascença. Tendo sido emitida a 27 de Fevereiro deste ano, este moeda tem em si representados diversos símbolos como a estrela europeia, a esfera armilar portuguesa e ainda uma curva loxodrómica a projectar o globo terrestre.

2 – Desenhar a moeda – O Mar

A segunda moeda comemorativa já lançada neste ano de 2019 dá pelo nome de Desenhar a moeda – O Mar e está disponível para compra desde 27 de Março. Sendo uma moeda de cinco euros, esta moeda tem entre os seus símbolos o mar e duas balsas de refugiados a escaparem dos seus países por via marítima.

3 – V Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães – Partida 1519

Saltamos agora para uma moeda de sete euros e cinquenta cêntimos, também esta uma moeda de colecção. Com emissão prevista a 17 de Abril de 2019, esta moeda será a próxima a ser lançada e prevê-se que a sua face seja composta por diversas caravelas, enquanto que a sua coroa irá ter representado o rosto de Fernão de Magalhães.

4 – 45.º Aniversário do 25 de Abril

Também ainda neste mês de Abril e com emissão também prevista para o dia 17 de Abril de 2019, segue-se uma moeda de cinco euros dedicada ao 45º aniversário da Revolução dos Cravos. Em grande destaque, no verso desta moeda, estarão o desenho de um cravo e as palavras Liberdade e Democracia.

5 – Viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães

A primeira das duas moedas de dois euros que vão andar em circulação pelas nossas carteiras tem data de emissão prevista a 8 de Maio de 2019 e é também ela dedicada à viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, a exemplo da moeda de colecção que falamos anteriormente. Como coroa desta moeda, estará a face de Fernão de Magalhães.

6 – Espécies vegetais ameaçadas – Alcar-do-Algarve (Tuberaria Major)

Ainda vão ser lançadas mais moedas no mês de Maio, como é o caso da moeda com o nome Espécies vegetais ameaçadas – Alcar-do-Algarve (Tuberaria Major). Sendo emitida a 29 de Maio deste ano, quer a face, quer a coroa desta moeda de cinco euros são decoradas com a flor que lhe dá nome, o Alcar-do-Algarve, numa forma de sensibilizar a população para a ameaça à sua continuidade.

7 – Espécies animais ameaçadas – O Lobo-Ibérico

Emitida também a 29 de Maio e também como uma moeda de cinco euros, temos esta próximo moeda que dará pelo nome Espécies animais ameaçadas – O Lobo-Ibérico. Com o mesmo objectivo de sensibilização da moeda anterior, a face desta moeda contará com um lobo-ibérico e as suas crias, enquanto que o seu verso terá impresso um lobo-ibérico de perfil.

8 – 600 Anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo

Falemos agora da segunda moeda comemorativa de dois euros que irá circular pelas nossas carteiras, uma moeda que celebra os 600 Anos do descobrimento da Madeira e do Porto Santo. Sendo uma moeda especial para nós que pertencemos a este arquipélago, nós iremos certamente querer guardar connosco uma edição desta moeda que no seu verso trará o mapa do nosso arquipélago.

9 – Ídolos do Desporto – Joaquim Agostinho

Já só nos falta falar de duas moedas, sendo que são ambas de sete euros e cinquenta cêntimos. A primeira será denominada de Ídolos do Desporto – Joaquim Agostinho e será emitida a 26 de Junho deste ano, sendo o seu rosto e o seu verso ambos compostos por representações do ciclista português que é considerado por muitos como o melhor ciclista português da história.

10 – Arquitetura Portuguesa – Carrilho da Graça

Por fim, a última moeda comemorativa portuguesa deste ano será emitida a 25 de Setembro e, como dito anteriormente, terá o valor de sete euros e cinquenta cêntimos. Tendo a esfera armilar no seu rosto, o verso desta moeda chamada de Arquitetura Portuguesa – Carrilho da Graça terá uma das obras deste autor, conhecido por obras como o Pavilhão do Conhecimento ou o Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Curiosidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s