Saltar para o conteúdo
Anúncios

Sete curiosidades sobre a Torre Eiffel

Sete curiosidades sobre a Torre Eiffel Cultura de Algibeira

A Torre Eiffel é um dos monumentos mais conhecidos e visitados em todo o mundo e hoje decidimos dedicar este nosso artigo ao mais icónico símbolo da cidade de Paris. Aberta ao público desde 31 de Março de 1889, isto é, há 130 anos, há muitas curiosidades sobre este monumento que são desconhecidas para muitas pessoas e é delas que aqui vamos falar hoje.

1 – Exposition Universelle de 1889

Não há melhor maneira de começar este artigo do que mesmo pelo início da história da Torre Eiffel. No ano de 1889, Paris foi o local escolhido para hospedar a Exposition Universelle, isto é, uma feira mundial, como forma de celebrar o centésimo aniversário da Revolução Francesa. Nesse sentido, a cidade procurava construir uma estrutura que servisse de entrada nessa feira, com o projecto da Torre Eiffel a ser o escolhido e a marcar a história da cidade até aos dias de hoje.

2 – Onde é que se arranja tanto material?

Como podes imaginar, a construção da Torre Eiffel exigiu a utilização de imensos materiais e de imensas pessoas. Ao todo, foram 300 pessoas a trabalhar durante dois anos, dois meses e cinco dias, utilizando mais de 18 mil peças de metal, 2,5 milhões de rebites e ainda 40 toneladas de tinta.

3 – A estrutura mais alta do mundo

Até ao ano de 1930, a Torre Eiffel detinha o título de estrutura mais alta do mundo, com 300 metros de altura. O edifício que veio a destronar este monumento foi o Chrysler Building em Nova Iorque, numa altura em que os Estados Unidos da América começavam a apostar na construção na vertical.

4 – Vinte anos

Sabias que hoje em dia poderia já não existir a Torre Eiffel? Quando foi projectada, o objectivo era que este monumento apenas se mantivesse na cidade de Paris durante 20 e fosse, assim, desmantelada no ano de 1909. O que fez o município francês mudar de ideias? O facto da Torre Eiffel ser o local ideal para instalar uma antena para telégrafos, um utensílio que se revelou fundamental nas comunicações francesas durante a Primeira Guerra Mundial.

5 – Um objecto fixo?

Seria de pensar que um objecto tão grande como a Torre Eiffel seria uma estrutura fixa e que não se move devido ao perigo que isso podia representar, certo? No entanto, isso é impossível mesmo para os melhores engenheiros do mundo! Apesar de conseguir resistir aos ventos mais fortes que consigas imaginar, a Torre acaba por mover-se até a um limite de 11 centímetros se os ventos forem realmente fortes e, caso a temperatura esteja muito fria, a Torre Eiffel acaba também por encolher alguns centímetros de altura.

6 – O casamento da Torre Eiffel

Algumas pessoas têm fantasias consideradas bizarras aos olhos da restante população. Esse é o caso de Erika La Tour Eiffer, uma mulher que adoptou esse nome depois do seu casamento com a Torre Eiffel no ano de 2007. Sim, este casamento aconteceu mesmo.

7 – Sete anos de tinta

Como deves imaginar, um monumento como a Torre Eiffel exige um grande nível de manutenção e um perfeito exemplo disso é a sua pintura. De sete em sete anos, a Société d’Exploitation de la Tour Eiffel contrata os serviços de uma equipa de pintores que, com o auxílio de 60 toneladas de tinta, renovam o aspecto e cor da Torre Eiffel.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: