Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os dez portos de mercadorias mais movimentados do mundo

dez portos mercadoria mais movimentado mundo Cultura de Algibeira

Todos os dias, são milhares o número de barcos que se encontram a navegar pelos oceanos do nosso planeta a transportar mercadorias entre países. Tendo isto em conta, decidimos que hoje seria interessante perceber quais são mesmo os portos que registam a maior movimentação de contentores de mercadorias e, assim, listar os portos mais movimentados do mundo.

10 – Tianjin

Se entraste neste artigo à espera de encontrar algum porto europeu ou americano, avisamos-te já que tal não vai acontecer. Começamos este ranking no porto de Tianjin, no Mar Amarelo da China, o país que mais vezes aqui vais ver hoje. Ao todo, em 2017, passaram por este porto 15,21 milhões de contentores de mercadorias.

9 – Dubai

Da China passamos agora para os Emirados Árabes Unidos, em particular para o porto do Dubai. Situado na Península Arábica, o porto de Dubai foi local de travessia de 15,44 milhões de contentores ao longo do ano de 2017.

8 – Qingdao

Nós avisamos que não iríamos passar muito tempo longe da China e a verdade é que estamos de volta a este país e ao seu Mar Amarelo nesta oitava posição. Com 18,26 milhões de contentores movimentados no ano de 2017, o porto de Qingdao fica então com esta posição.

7 – Guangzhou

De porto chinês para porto chinês, seguimos agora para o delta do Rio das Pérolas. No delta deste rio podemos então encontrar o porto de Guangzhou que em 2017 foi local de transporte de 20,37 milhões contentores.

6 – Hong Kong

A fechar a primeira metade do nosso ranking de hoje temos então o porto de Hong Kong que se situa, obviamente, em Hong Kong. Estando também situado no delta do Rio das Pérolas como o porto anterior, foram 20,76 milhões contentores que passaram por este porto durante todo o ano de 2017.

5 – Busan

É altura de visitarmos mais um país asiático neste nosso artigo de hoje, desta feita a Coreia do Sul. Tendo como maior porto o porto de Busan, situado no Estreito da Coreia, foram 21,4 milhões os contentores movimentados durante todo o ano neste porto de mercadorias.

4 – Ningbo-Zhoushan

Tinhas saudades de falar de portos chineses? Não te preocupes porque já estamos de volta para falar do porto de Ningbo-Zhoushan, situado no delta do Rio Yangtzé, o maior rio da Ásia. Ao todo, foram 24,61 milhões contentores de mercadorias que passaram por este porto em 2017.

3 – Shenzhen

O nosso pódio de hoje começa então sem surpresas na China, mais uma vez no delta do Rio das Pérolas. Com 25,21 milhões contentores de mercadorias movimentados, o porto de Shenzhen fica assim com a terceira posição deste nosso artigo de hoje.

2 – Singapura

Possivelmente com alguma surpresa para quem está a ler este artigo, os três portos mais movimentados do mundo não são todos chineses apenas porque o porto de Singapura em Singapura se intromete nestas contas. Situado no Estreito de Malaca, foram 33,67 milhões os contentores de mercadorias que por lá passaram ao longo do ano de 2017.

1 – Xangai

Por fim, sem grandes surpresas para ninguém, o porto mais movimentado do mundo situa-se mesmo na China. O porto de Xangai, a exemplo do porto de Ningbo-Zhoushan, situa-se também no delta do Rio de Yangtzé e, ao longo de todo o ano de 2017, foi local de passagem de 40,23 milhões de contentores de mercadoria.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: