Os treze feriados portugueses em 2019

Os treze feriados portugueses em 2019 Cultura de Algibeira

Estamos de volta com mais um artigo em modo de previsão do que será o ano de 2019, desta feita para abordar um tema que é do agrado de quase todos: feriados! Sabes quantos são e quando calham no ano de 2019? Então vais ficar já a saber!

1 – Dia de Ano-Novo

O primeiro feriado deste ano de 2019 já passou por nós já que decorreu logo no dia 1 de Janeiro. Conhecido como o Dia de Ano-Novo, todos os anos este dia é considerado feriado, sendo assim uma forma de festejar mais livremente a chegada de um novo ano.

2 – Sexta-Feira Santa

De Janeiro a Abril não vão existir quaisquer feriados oficiais em Portugal, pelo que o segundo feriado desta nossa lista de hoje apenas vai acontecer a 19 de Abril. Sendo um feriado religioso, este destina-se a lembrar o julgamento, crucificação e a morte de Jesus Cristo.

3 – Páscoa

Dois dias depois temos mais um feriado, sendo este o dia de Páscoa. Se no feriado anterior se recordava a morte de Jesus Cristo, neste dia o objectivo é celebrar a sua ressurreição, sendo que o domingo de Páscoa este ano decorre então a 21 de Abril.

4 – Dia da Liberdade

E continuamos em Abril no que diz respeito a falar de feriados! Poucos dias depois da Páscoa vai ser altura de celebrar a Revolução dos Cravos e o Dia da Liberdade, algo que decorre anualmente no dia 25 de Abril.

5 – Dia do Trabalhador

Ainda neste espaço de tempo entre o final de Abril e o início de Maio existe mais um feriado, o Dia do Trabalhador, a 1 de Maio. Sendo um dia destinado a homenagear o esforço dos trabalhadores e a apresentar as necessidades dos trabalhadores aos órgãos de poder, encontra-se também associado a manifestações de diversos grupos sindicais.

6 – Dia de Portugal

Já o feriado seguinte do ano de 2019 em Portugal vai decorrer a 10 de Junho, o Dia de Portugal. Além de ser o Dia de Portugal, neste dia também se assinala o dia da morte de Luís Vaz de Camões e é ainda prestada homenagem às Comunidades Portuguesas.

7 – Corpo de Deus

A 20 de Junho vamos ter mais um feriado religioso no nosso calendário de feriados nacionais portugueses de 2019. Em contexto religioso, esta é uma data que procura celebrar o mistério da Eucaristia e todos os anos tem uma data variável.

8 – Assunção de Nossa Senhora

De um feriado religioso passamos já para outro, desta vez o feriado da Assunção de Nossa Senhora que decorre todos os anos a 15 de Agosto. Este dia religioso está então associado à assunção ao céu da Virgem Maria de corpo e alma aquando da sua morte.

9 – Implantação da República

Depois do mês de Agosto, apenas em Outubro voltamos a ter feriados no nosso calendário, sendo o dia 5 de Outubro o dia de celebrar a Implantação da República no nosso país. Caso queiras saber mais sobre este tema, podes ler este artigo aqui.

10 – Dia de Todos os Santos

Menos de um mês desde o último feriado e temos então mais um feriado! Decorrendo anualmente a 1 de Novembro, o Dia de Todos Os Santos é geralmente utilizado pelas pessoas para visitar as campas dos seus familiares e assim recordá-los.

11 – Restauração da Independência

Entramos já na fase final do ano mas ainda com muitos feriados pela frente! O primeiro dos três feriados de Dezembro decorre logo no dia 1 de Dezembro e serve para celebrar a Restauração da Independência do nosso país, um assunto sobre o qual podes ler aqui.

12 – Dia da Imaculada Conceição

Apenas uma semana depois, a 8 de Dezembro, temos então os segundo feriado do mês de Dezembro que o Dia da Imaculada Conceição. Este feriado de carácter religioso tem um significado ainda maior para Portugal, uma vez que Nossa Senhora da Conceição é a padroeira e rainha de Portugal desde que em 1646 D. João IV organizou uma cerimónia solene para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal. Também desde esse dia, mais nenhum rei português voltou a utilizar uma coroa, apenas que esse privilégio está apenas disponível para a Imaculada Conceição.

13 – Natal

Por fim, o último feriado do ano de 2019 irá decorrer a 25 de Dezembro e, tal como tu sabes, serve para celebrar o Natal. Sendo religiosamente a data de nascimento de Jesus Cristo, esta data é sobretudo um mote para a união de famílias todos os anos que utilizam esta data para organizar grandes convívios com os seus familiares mais próximos.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Outros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s