Saltar para o conteúdo
Anúncios

Sete curiosidades sobre o sono

Sete curiosidades sobre o sono Cultura de Algibeira

Todos gostamos de dormir, certo? Na realidade, ao longo da nossa vida toda, esta é provavelmente a actividade que fazemos durante mais tempo e, por isso mesmo, decidimos investigar sobre o nosso sono para partilhar contigo aqui hoje.

1 – Recorde do Guinness

Vamos então começar este nosso artigo com um recorde do Guinness que pertence ao americano Randy Gardner que, enquanto adolescente, ficou acordado durante mais de 264 horas, isto é, 11 dias e 25 minutos. Sendo acompanhado por investigadores científicos ao longo deste período, este seu recorde permitiu perceber os efeitos da falta de sono nos seres humanos, provando que afecta a capacidade cognitiva, o humor da pessoa, perda de concentração, entre outros. Apesar de existirem pessoas que dizem já ter batido este recorde e terem provas do mesmo, a entidade responsável pelos recordes do Guinness recusa-se a aceitar tentativas de bater o mesmo para não incentivar as pessoas a terem este comportamento de risco.

2 – Esperança média de vida

Sabias que o tempo que dormes pode influenciar a tua esperança média de vida? Nós também não, até termos encontrado alguns estudos que demonstraram que as pessoas que dormem apenas entre 6 a 7 horas por dia têm uma tendência a ter uma esperança média de vida superior à de pessoas que dormem um total de oito horas.

3 – A sesta espanhola

Sempre que alguém fala de Espanha, o país é rapidamente associado às sestas durante a tarde, também conhecidas como siestas. Apesar de ser algo tão fortemente enraizado na cultura espanhola, a verdade é que o país chegou a lançar uma campanha para que a sua população abandonasse esta tradição aquando da entrada do país na União Europeia como um sinal de desejo de integração. Como deves já ter percebido, esta campanha falhou e os espanhóis continuam com o seu ritual de sono a meio do dia.

4 – Noites inquietas

Tens o hábito de acordar várias vezes a meio da noite? A verdade é que não estás sozinho, uma vez que este facto já foi estudado por diversas vezes por cientistas e chegaram à conclusão que, em média, uma pessoa acorda entre 2 a 6 vezes por noite… Mas isso não nos impede de voltar a dormir!

5 – Somnifobia

Nem tudo é maravilhoso no mundo do sono e dos sonhos. Na realidade, existem mesmo pessoas que têm medo e acabam por sofrer de ansiedade só com o pensamento de poderem acabar por adormecer. Ao medo de dormir ou adormecer dá-se então o nome de somnifobia e acredita-se que este esteja relacionado com o medo do desconhecido e com a falta de controlo sobre o que pode acontecer durante o sono.

6 – Ressonar

O ressonar é um dos outros lados negativos deste mundo maravilhoso do sono. Na sociedade actual, estima-se que cerca de 40% dos homens e 24% das mulheres sejam ressonadores diários, geralmente associados a problemas de respiração. Ainda assim, hoje em dia é possível corrigir este problema do ressono através de cirurgias médicas.

7 – O tempo ideal para adormecer

Depois de te deitares na cama pronto a dormir, quanto tempo demoras até adormecer? Vários estudos indicam que o tempo ideal é de cerca de dez minutos, uma vez que isso demonstra que não tens qualquer perturbação do sono. No entanto, se demoras menos de cinco minutos a adormecer, isto pode ser um sinal de que sofres de privação do sono.

Cinema Cultura de Algibeira

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: