Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os seis Prémios Nobel

Nobell II

Estamos em Outubro e o mês de Outubro é o mês em que, todos os anos, são eleitos os vencedores dos Prémios Nobel nas mais diferentes categorias. Cinco destes seis prémios surgiram como desejo de Alfred Nobel na sua morte, tendo deixado em testamento datado de 1895 as condições e áreas a serem premiadas.

1 – Nobel da Física

Comecemos então pelo Prémio Nobel da Física, uma condecoração que é atribuída desde o ano de 1901, altura em que foram criados os Prémios Nobel. Este prémio é atribuído pela Academia Real das Ciências da Suécia e procura homenagear contribuições extraordinárias para a humanidade na física.

2 – Nobel da Química

Seguimos então agora para o Prémio Nobel da Química, uma outra condecoração que é decidida pela Academia Real das Ciências da Suécia. Tal como o prémio anterior, este surgiu em 1901 na primeira cerimónia de Prémios Nobel e procura condecorar contribuições extraordinárias para a humanidade no ramo da química.

3 – Nobel de Fisiologia ou Medicina

Também criado em 1901, temos o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Ao contrário dos dois prémios anteriores, é o Instituto Karolinska de Medicina que decide quem é o seu vencedor, destacando descobertas notáveis nos campos das ciências da vida, da fisiologia ou da medicina.

4 – Nobel da Literatura

O quarto dos cinco prémios inicialmente idealizados por Alfred Nobel foi o Prémio Nobel da Literatura que, assim, também foi entregue pela primeira vez em 1901. A decisão do vencedor fica a cargo da Academia Sueca que deve então procurar distinguir escritores que, no conjunto de toda a sua obra tenham produzido um trabalho considerado magnífico.

5 – Nobel da Paz

O quinto e último prémio datado de 1901 é o Prémio Nobel da Paz. Este prémio procura condecorar pessoas que contribuíram para a manutenção da paz no mundo e é decidido por um comité especialmente escolhido pelo parlamento norueguês.

6 – Prémio do Banco Central da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel

O Prémio do Banco Central da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel ou, como é incorrectamente chamado, Prémio Nobel da Economia foi criado em 1968 pelo Banco Central da Suécia. Porque dizemos incorrectamente? Porque, apesar de ser um prémio decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia de acordo com as regras criadas no testamento de Alfred Nobel, este não é concebido pela Fundação Nobel mas sim pago com dinheiros públicos do Estado Sueco. A consideração deste prémio como um Nobel ou não é alvo de imensa disputa, com a própria família de Alfred Nobel a não o considerarem como tal. Como o nome do prémio indica, este prémio procura distinguir pessoas que façam grandes avanços no ramo da economia.

LashParade Cultura de Algibeira

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: