Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os oito programas dos Gato Fedorento

Os oito programas dos Gato Fedorento Cultura de Algibeira

Se na semana passada falamos do The Voice Portugal aqui no Cultura de Algibeira, hoje voltamos a falar de televisão portuguesa para recordar aquele que foi um dos principais grupos de humoristas nacionais dos últimos anos: os Gato Fedorento. Tendo iniciado a sua carreira conjunta em 2003, foram oito os diferentes programas com sketches humorísticos criados por este grupo e que aqui vamos recordar hoje.

1 – O Perfeito Anormal

Apesar do quarteto humorístico ter iniciado a sua carreira em conjunto num blog chamado Smelly Cat, a primeira aventura dos Gato Fedorento em televisão aconteceu na SIC Radical no programa O Perfeito Anormal, um programa de sketches em que apenas participavam Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela. Devido ao sucesso deste programa, Tiago Dores e Miguel Góis juntaram-se ao duo e assim iniciaram os seus programas enquanto grupo de quatro humoristas.

2 – Série Fonseca

A Série Fonseca marcou então o início dos Gato Fedorento enquanto quarteto e aconteceu também na SIC Radical durante o ano de 2004. Tendo criado alguns dos seus sketches mais famosos nesta série como “O homem a quem parece que aconteceu não sei o quê” ou o “O papel. Qual papel?”, o sucesso foi tanto que a SIC encomendou mais duas séries ao grupo.

3 – Série Meireles

Seguiu-se então a Série Meireles também na SIC Radical, um série em tudo semelhante à anterior, apenas com a alteração do apelido de todas as personagens: enquanto na série anterior todas as personagens se chamavam Fonseca, nesta série todos se chamavam Meireles. Entre os sketches mais famosos desta série estão os segmentos “Um quilinho de Kunami” e “O Senhor Tobias”.

4 – Série Barbosa

Por fim, o último programa dos Gato Fedorento para a SIC Radical foi em tudo semelhante às duas anteriores, mudando novamente o apelido das personagens. Desta feita, as personagens chamavam-se Barbosa, daí o nome Série Barbosa, sendo esta série a responsável por sketches como “Matarruanos dão indicações” ou “Teste de bazófia”.

5 – Série Lopes da Silva

Devido a divergências com a SIC, os Gato Fedorento rumaram então para a RTP onde começaram por fazer um programa em tudo semelhante aos seus programas anteriores com a Série Lopes da Silva. Sendo a temporada em que se encontram os sketches “Velhos no chão, não. No velhão” ou “Rap dos Matarruanos”, este foi o último programa dos Gato Fedorento antes da alteração de formato dos seus programas.

6 – Diz que É uma Espécie de Magazine

Ainda na RTP, os Gato Fedorento reinventaram-se e lançaram o programa Diz que É uma Espécie de Magazine, um programa em que o quarteto comentava de forma satírica a actualidade, intercalando os seus comentários com sketches humorísticos e ainda convidados musicais. Neste programa destacaram-se sketches como “Floriseca” e ainda os segmentos de Tesourinhos Deprimentes da história da televisão portuguesa.

7 – Zé Carlos

Já perto do final do grupo, o quarteto rumou novamente até à SIC onde lançou o programa Zé Carlos, em tudo semelhante ao formato que tinham anteriormente apresentado na RTP. Além dos sketches satíricos, neste programa destaca-se o facto dos convidados musicais de todos os programas serem os próprio Gato Fedorento recriando personagens, o que ainda lhes valeu o lançamento de um álbum.

8 – Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios

Por fim, uma das últimas oportunidades para ver os Gato Fedorento enquanto grupo foi mesmo num outro programa na SIC, intitulado de Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios. Ao longo deste programa o grupo entrevistou candidatos às eleições nacionais e outros políticos numa base diária, fazendo-o de forma a caricaturar o processo eleitoral. Este foi também o único programa do grupo que era filmado em directo.

Netflix - Cultura de Algibeira

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: