Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os treze queijos portugueses com Denominação de Origem Protegida

13 queijos portugueses Origem Protegida Cultura de Algibeira

13 queijos portugueses Origem Protegida Cultura de Algibeira

Sabes o que é um produto com Denominação de Origem Protegida? Este é um título que é dado a produtos que sejam originários de uma determinada região e que têm as suas características particulares devido a esse meio geográfico em que se encontram. Depois de termos identificado esta denominação decidimos ir em busca de queijos portugueses que a detêm e não é que existem mesmo? São treze diferentes queijos e vais ficar a conhecê-los hoje.

1 – Queijo Amarelo da Beira Baixa

Começamos o nosso artigo na Beira Baixa para falar do Queijo Amarelo desta região. Este é um queijo curado feito com leites de ovelha e cabra, tendo um tempo de envelhecimento de 40 dias.

2 – Queijo de Azeitão

Segue-se o Queijo de Azeitão na nossa lista, um queijo que é fabricado no distrito de Setúbal. Com uma pasta mole, este queijo com origem em leite de ovelha tem um tempo de cura de 20 dias.

3 – Queijo de Cabra Transmontano

O queijo que se segue agora na nossa lista é o Queijo de Cabra Transmontano. Com origem no leite de cabra serrana, este queijo envelhece durante 60 dias antes de poder ser consumido.

4 – Queijo de Castelo Branco

De volta à Beira Baixa, vamos encontrar o Queijo de Castelo Branco. Este queijo é produzido através do leite de ovelha, tendo então um tempo de envelhecimento de 40 dias antes da sua comercialização.

5 – Queijo de Évora

Rumamos agora até ao Alentejo, mais especificamente à cidade de Évora. O Queijo de Évora é também produzido com leite de ovelha como alguns dos queijos anteriores, sendo que este pode ter um tempo de cura de 30 ou de 90 dias. Qual a diferença? Se este queijo envelhecer 30 dias fica com uma pasta semi-dura, enquanto que se envelhecer 90 dias passa a ser um queijo com pasta dura.

6 – Queijo de Nisa

Seguimos agora para o Queijo de Nisa, mais um queijo com origem no Alentejo. Tal como o queijo anterior, este queijo é feito com leite de ovelha e apresenta um tempo total de envelhecimento de 45 dias.

7 – Queijo do Pico

Vamos até ao Arquipélago dos Açores para conhecer o Queijo do Pico, o único queijo até agora que é produzido através de leite de vaca. Sendo produzido apenas na Ilha do Pico, este queijo tem um tempo de cura mínimo de 20 dias.

8 – Queijo Picante da Beira Baixa

Hora de regressar à Beira Baixa, desta feita para falar do Queijo Picante da Beira Baixa, também conhecido na região como Queijo Queimoso. Este queijo feito com leite de ovelha ou de cabra tem um tempo de cura de 120 dias, o que contribui para o sabor picante e intenso do mesmo.

9 – Queijo de Rabaçal

Falamos agora do Queijo de Rabaçal, um queijo originário do distrito de Coimbra, mais especificamente na freguesia do Rabaçal. Feito com a mistura dos leites de ovelha e cabra, este queijo tem um tempo de envelhecimento total de 20 dias.

10 – Queijo de São Jorge

É hora de regressar aos Açores, mas desta feita à Ilha de São Jorge. O Queijo de São Jorge é o segundo desta lista feito através de leite de vaca e, curiosamente, o anterior queijo com essa característica tinha também origem açoriana. No total, este queijo fica a envelhecer durante 90 dias e tu és bem capaz de o conhecer através da sua designação comercial de Queijo da Ilha.

11 – Queijo Serpa

Já perto do final deste nosso artigo de hoje é altura de falar de mais um queijo com origem em leite de ovelha, o Queijo Serpa. Feito na região de Serpa no Alentejo, este queijo necessita de envelhecer durante, pelo menos, 30 dias.

12 – Queijo da Serra da Estrela

Um dos queijos portugueses mais conhecidos e consumidos é o Queijo da Serra da Estrela, sendo afamado como um dos melhores queijos de ovelha do mundo. Sendo produzido com leite de ovelha nas diferentes cidades que se encontram na encosta da Serra da Estrela, este queijo envelhece entre 60 a 120 dias e era um prato comum na mesas da realeza portuguesa, algo que se justifica com o seu estatuto de queijo mais antigo de Portugal.

13 – Queijo Terrincho

Por fim, já só nos falta falar do Queijo Terrincho, um queijo originário de Bragança. Com um período de cura entre os 30 e os 90 dias, este queijo é feito com leite de ovelhas da raça Churra da Terra Quente, dando-lhe um sabor diferente dos restantes queijos de ovelha.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: