Skip to content
Anúncios

Os oito ciclistas com mais vitórias de etapa no Tour de France

8 ciclistas mais vitórias etapa Tour de France Cultura Algibeira

Terminou no passado Domingo o Tour de France e, ao fim de 21 etapas, decidimos que era altura de olhar ao histórico de toda a prova e perceber que ciclistas são recordistas em número de vitórias de etapa na Grand Boucle. Toca lá a pedalar rumo à primeira posição deste nosso artigo de hoje.

8 – Jean Alavoine

Começamos a lista de hoje com um francês e, sendo que estamos a falar de uma prova que decorre em França, é mais do que natural que estes componham a grande maioria desta lista. Correndo o Tour de France entre 1909 e 1925, Jean Alavoine conquistou 17 vitórias de etapa, alcançando assim um lugar entre os mais vitoriosos da história.

7 – François Faber

Seguimos agora para François Faber que, apesar do seu nome, não é francês mas sim luxemburguês. Tendo participado no Tour de France entre 1906 e 1914, François venceu um total de 19 etapas na principal prova de ciclismo do mundo.

6 – Nicolas Frantz

Segue-se mais um luxemburguês nesta nossa lista, desta feita Nicolas Frantz. Com participações no Tour de France entre os anos 1924 e 1932, este ciclista que foi campeão nacional luxemburguês durante toda a sua carreira conquistou um total de 20 etapas na competição de que hoje falamos.

5 – André Darrigade

De volta a ciclistas franceses, André Darrigade foi capaz de conquistar 22 vitórias de etapa ao longo da sua carreira na principal prova do seu país. Estas vitórias de André Darrigade foram alcançada entre 1953 e 1966, sendo que este ciclista teve também a honra de correr o Tour de France enquanto campeão mundial da modalidade.

4 – André Leducq

Às portas do pódio temos mais um francês, André Leducq, que participou no Tour de France entre os ano de 1927 e 1938. Ao longo desses 12 anos, André conquistou um total de 25 etapas, que lhe valeram o recorde de vitórias de etapas do Tour durante muitos anos.

3 – Bernard Hinault

O último francês desta lista é considerado um dos melhores ciclistas da história, ao ter conquistado as três principais provas por etapas do ciclismo: Tour de France, Giro d’Italia e ainda a Vuelta a España. Entre 1978 e 1986, Bernard Hinault conquistou 28 vitórias de etapa na prova francesa, que o ajudaram a vencer a classificação geral da prova por 5 vezes, fazendo de si um dos actuais recordistas na conquista da camisola amarela do Tour de France, após a desqualificação de Lance Armstrong das suas 7 vitórias.

2 – Mark Cavendish

O único ciclista ainda no activo desta lista dá pelo nome de Mark Cavendish, ciclista britânico que conta com 30 vitórias de etapa no Tour de France. Apesar de se estar a aproximar do final da carreira, ainda poderá ir a tempo de bater o recorde que ainda perdura e que pertence a…

1 – Eddy Merckx

Eddy Merckx, considerado por muitos como o melhor ciclista de todos os tempos. Com mais de 500 vitórias ao longo da sua carreira como ciclista profissional, não é surpresa nenhuma perceber que 34 dessas vitórias foram alcançadas em pleno Tour de France, ao longo das suas participações entre 1969 e 1975. Merckx é também, a par de Bernard Hinault, outro ciclista desta lista que se encontra entre os recordistas de vitórias na classificação geral com 5 camisolas amarelas no seu palmarés.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: