Skip to content
Anúncios

Os dois países sem capital

Os dois países sem capital Cultura de Algibeira

Hoje estamos aqui para um artigo que vai acabar por ser mais pequeno que o habitual, mas que não é por isso que deixa de ser interessante na nossa perspectiva. Em teoria, todos os países do planeta têm uma capital, certo? Bem, errado, porque hoje vamos falar-te dos dois únicos países que não têm nenhuma capital reconhecida por lei. Vamos lá a isto?

1 – Nauru

A nossa pequena lista de hoje começa num país igualmente pequeno, Nauru, uma ilha que se estende por apenas 21 quilómetros quadrados. Tendo apenas cerca de 15 mil habitantes, esta ilha acaba por estar dividida em 14 diferentes distritos, dos quais nenhum é reconhecido como capital do país por lei, o que faz desta pequena ilha um membro do restrito grupo de países de que hoje estamos aqui a falar. Ainda assim, a sua cidade mais populosa é Yaren, sendo também a casa do parlamento nacional, do único aeroporto da ilha e grande parte dos serviços governamentais. Então porque não se estabelece Yaren como capital? Porque a sede do poder executivo neste país situa-se num outro distrito, Meneng, pelo que, por agora, este país irá continuar sem qualquer capital.

2 – Suíça

Sim, nós sabemos que falamos da Suíça neste artigo sobre as capitais que são mais vezes confundidas e que dissemos que Berna era a capital suíça. Se algo mudou? Não. O nosso artigo está errado? Também não. Então como pode este país ter e não ter uma capital? Vamos lá por partes. Quando se fala de capitais, estas estão, por definição, previstas na lei como sendo a cidade capital de um país. No caso da Suíça, nenhuma cidade tem esse reconhecimento por lei, tornando-o um país sem uma cidade capital. No entanto, na prática, Berna é considerada como capital da Suíça uma vez que é nesta cidade que se situam as sedes das autoridades federais, isto é, os centros de tomada de decisão do país. E, graças a esta ambiguidade na existência de uma capital, a Suíça consegue ao mesmo tempo fazer parte de artigos que falem de países com capitais como de países sem capitais.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: