Skip to content
Anúncios

Os nove países totalmente urbanos

Os nove países totalmente urbanos - Cultura de Algibeira

O planeta em que vivemos está cada vez mais urbanizado, com mais de metade da população mundial a viver em cidades ao redor do globo. A densidade urbana é sobretudo elevada no hemisfério norte e, de acordo com os gabinetes de estatística nacionais, existem nove países no nosso planeta que concentram a sua população toda em regiões urbanas. Que países são esses? Só tens de continuar a ler para saber!

1 – Ilhas Bermudas

Começamos o nosso artigo de hoje nas Caraíbas, em específico nas ilhas Bermudas. Este território britânico ultramarino é formado por um conjunto de ilhas ligadas entre si por pontes e tem cerca de 66 mil habitantes para uma área de 53 quilómetros quadrados, toda essa área sendo considerada como região urbana.

2 – Gibraltar

Seguimos com território ultramarino britânico, mas desta vez localizado perto de nós, no extremo sul da Península Ibérica. Com apenas 7 quilómetros quadrados, os seus 32 mil habitantes residem todos em zonas urbanas.

3 – Ilhas Caimão

Voltamos às Caraíbas mas continuamos em território britânico ultramarino. As Ilhas Caimão foram descobertas por Cristóvão Colombo em 1503 e são hoje casa de mais de 60 mil pessoas, todas elas residentes em zonas urbanas. Este país tem ainda a curiosidade de ter mais empresas registadas no país do que pessoas residentes, sendo um conhecido paraíso fiscal.

4 – Hong Kong

Hong Kong bem pode ser considerado como um dos países que nunca dorme, face à quantidade de negócios que ocorrem durante 24 horas por dia nesta região. Com mais de 7 milhões de habitantes, nenhuma zona deste país com mais de 1100 quilómetros quadrados é considerada como zona rural.

5 – Macau

Ainda perto de Hong Kong existe Macau, uma antiga colónia do império ultramarino que Portugal construiu ao redor de todo o globo. Este pequeno país de 30 quilómetros quadrados tem 650 mil habitantes e todos eles residentes em regiões urbanas.

6 – Mónaco

Altura de dar um saltinho até o Principado do Mónaco, país de residência de 35 mil das pessoas mais ricas do planeta. Neste pequeno país com apenas 2 quilómetros quadrados, todos os milionários são residentes em zonas urbanas.

7 – Nauru

Voltemos então aos países insulares, desta feita para falar de Nauru, um país localizado na Oceânia. Com 21 quilómetros quadrados, este é o país insular mais pequeno do planeta e os seus 10 mil habitantes residem todos em regiões urbanas. Este país tem a particularidade de não ter nenhuma capital oficialmente definida.

8 – São Martinho

São Martinho é mais um país das Caraíbas a fazer parte da nossa lista de hoje, sendo pertencente ao Reino dos Países Baixos. Com 34 quilómetros quadrados e quase 40 mil habitantes, nenhum destes é considerado residente de uma zona rural.

9 – Singapura

Por fim, fechamos esta lista com mais um país asiático, Singapura. Com mais de 720 quilómetros quadrados de superfície, este país é casa de mais de 5,5 milhões de habitantes ao longo de toda a ilha que é considerada uma região urbana no seu todo.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: