Skip to content
Anúncios

Os dez rios mais longos de Portugal

Rios II

Estamos de volta aos rios para listar os maiores rios de uma determinada região, desta feita, do nosso próprio país, Portugal! Para elaborar esta lista vamos olhar à total extensão do rio, mesmo que parte do mesmo se situe fora do país. Vamos lá a isto!

10 – Rio Tâmega

Com uma extensão de 145 quilómetros, abrimos a nossa lista com o Rio Tâmega. Este rio nasce a 960 metros de altitude na Serra de San Mamede na Galiza, Espanha, tendo a sua foz no Rio Douro, já em Portugal, depois de entrar no nosso país através de Chaves.

9 – Rio Vouga

Seguimos para o Rio Vouga, um rio totalmente nacional com 148 quilómetros de comprimento. Com a sua nascente localizada na Serra da Lapa, a 930 metros de altitude, este rio acaba por desaguar em Aveiro, na famosa Ria de Aveiro.

8 – Rio Ardila

De um rio nacional passamos novamente para um rio internacional, uma vez que, com 166 quilómetros de extensão, segue-se o Rio Ardila nesta nossa lista de hoje. Com nascente na Serra de Tentúdia a 1100 metros de altitude, este rio desagua no Rio Guadiana, já perto do concelho de Moura.

7 – Rio Sado

O Rio Sado não só é um dos rios mais famosos do nosso país, como também é um dos mais longos com os seus 175 quilómetros de extensão. Nascendo aos 230 metros de altitude na Serra da Vigia, este rio tem a sua foz já no Oceano Atlântico na região de Setúbal, sendo um dos poucos rios nacionais que correm de sul para norte.

6 – Rio Zêzere

Continuamos em rios nacionais para conhecer o Rio Zêzere com os seus 214 quilómetros de extensão. Nascendo no alto da Serra da Estrela, já nos 1900 metros de altitude, este rio acaba por desaguar no Rio Tejo perto da vila de Constância.

5 – Rio Mondego

Na quinta posição desta lista temos um rio com 258 quilómetros de extensão, sendo mesmo o maior rio de todos os que têm o seu curso totalmente em Portugal. Falamos do Rio Mondego, que também tem a sua nascente na Serra da Estrela, a 1525 metros de altitude, indo desaguar directamente ao Oceano Atlântico perto da Figueira da Foz.

4 – Rio Minho

De volta a Espanha, mais concretamente aos 900 metros de altitude da Serra de Meira, encontramos a nascente do quarto maior rio que corre em Portugal, o Rio Minho. Com 350 quilómetros de extensão, este rio acaba por desaguar directamente no Oceano Atlântico, perto da vila de Caminha.

3 – Rio Guadiana

Hora de entrarmos no nosso pódio de hoje, onde encontramos três rios que são, por larga margem, muito mais extensos que os anteriores. Com 829 quilómetros de extensão, o Rio Guadiana ocupa assim a terceira posição da lista, nascendo em Ojos del Guadiana a 1700 metros de altitude e desaguando no Atlântico perto de Vila Real de Santo António.

2 – Rio Douro

Do Sul do nosso país passamos para o Norte, onde o Rio Douro com os seus 850 quilómetros de extensão fica às portas do primeiro lugar. Nascendo a 2080 metros de altitude na Serra de Urbião, este rio acaba por desaguar no Oceano Atlântico no Porto e em Vila Nova de Gaia.

1 – Rio Tejo

Por fim, com 1007 quilómetros de extensão, temos aquele que não só é o maior rio do nosso país, como também de toda a Península Ibérica. Falamos do Rio Tejo, nascido a 1593 metros de altitude em Albarracín e desaguando no Oceano Atlântico já na região de Oeiras.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: