Skip to content
Anúncios

Os dezoito distritos de Portugal

Distritos II

Hoje estamos de volta para uma aula de cultura geral, focada na geografia do nosso país! Actualmente, Portugal conta com 18 distritos, sendo que os distritos existentes nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira não são considerados, devido à sua autonomia administrativa. Mas será que tu sabes quais é que são mesmo os 18 distritos?

1 – Aveiro

Começamos esta lista em Aveiro, por motivos meramente alfabéticos! Pertencente à província da Beira Litoral e à região Centro do nosso país, este distrito é casa de 715 mil habitantes de acordo com os censos de 2011. Este distrito conta ainda com 19 municípios e 147 freguesias.

2 – Beja

Damos um salto grande até Beja, localizada na província do Baixo Alentejo e, como é óbvio, na região do Alentejo. São cerca de 150 mil as pessoas que habitam este distrito, estando divididas entre 14 municípios e 75 freguesias.

3 – Braga

Voltemos a subir no mapa até à região Norte, onde na província do Minho encontramos o distrito de Braga. Casa de 850 mil pessoas, existem apenas 14 municípios neste distrito, mas são 347 as suas freguesias.

4 – Bragança

Segue-se Bragança na nossa lista de hoje, um distrito da região Norte pertencente à província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com 236 freguesias divididas entre 12 municípios, são cerca de 135 mil pessoas que escolhem este distrito para viver.

5 – Castelo Branco

Vamos até à região Centro, onde na província da Beira Baixa encontramos um distrito com quase 200 mil habitantes. Falamos de Castelo Branco, que se encontra dividido em 11 municípios e 120 freguesias.

6 – Coimbra

Mantemo-nos pela região Centro para falar do distrito de Coimbra, distrito esse que acaba por cruzar três diferentes províncias: a Beira Litoral, a Beira Alta e a Beira Baixa. Casa de 430 mil pessoas, Coimbra tem 17 municípios e 155 freguesias.

7 – Évora

Estamos de volta à região alentejana para conhecer o distrito de Évora. Localizado na província do Alto Alentejo, os 14 municípios deste distrito dão lugar a 69 freguesias e são ainda casa de 170 mil pessoas.

8 – Faro

Faro é um distrito que se encontra numa região e numa província que partilham o mesmo nome, isto é, Algarve. Com uma longa história que envolve romanos, bárbaros e árabes, este distrito conta actualmente com 435 mil habitantes que se distribuem entre 16 municípios e 67 freguesias.

9 – Guarda

Regressemos à região Centro para conhecer um distrito que é casa de 170 mil pessoas. Localizada na Beira Alta, a Guarda tem 14 municípios e 242 freguesias, estando entre eles o município localizado em maior altitude do país.

10 – Leiria

Voltemos ao litoral do nosso país onde, na região Centro e dividido entre as províncias da Estremadura e da Beira Litoral, vamos encontrar o distrito de Leiria. Casa de 470 mil pessoas, são 110 as freguesias e 16 os municípios deste distrito.

11 – Lisboa

Seguimos para Lisboa, localizada entre as regiões de Lisboa, Centro e Alentejo, sendo também divido entre as províncias da Estremadura e do Ribatejo. Casa de 2,25 milhões de pessoas, são 16 os municípios e 134 as freguesias que compõem este distrito.

12 – Portalegre

Segue-se o distrito de Portalegre na região do Alentejo, mais especificamente na província do Alto Alentejo. Com 15 municípios e 69 freguesias, este distrito é o lar de cerca de 120 mil pessoas.

13 – Porto

Já na região Norte, na província do Douro Litoral, encontramos o distrito do Porto, populado por cerca de 2 milhões de pessoas. Estes habitantes dividem-se entre 18 municípios e 243 freguesias.

14 – Santarém

Entre as regiões Centro e do Alentejo, encontramos o distrito de Santarém. Estendendo-se entre as províncias do Ribatejo, Beira Baixa e Beira Litoral, este distrito é casa de 465 mil pessoas, contando com 21 municípios e 141 freguesias.

15 – Setúbal

Setúbal é quem se segue na nossa lista, estando localizado entre as regiões de Lisboa e do Alentejo. As 55 freguesias deste distrito são casa de 865 mil pessoas, que se espalham assim pelos 13 municípios que estão distribuídos pelas províncias da Estremadura e do Baixo Alentejo.

16 – Viana do Castelo

Voltemos à região Norte, na província do Minho, para conhecer o distrito mais a norte do país: Viana do Castelo. Contando com 250 mil habitantes, estes dividem-se por entre 10 municípios e 208 freguesias.

17 – Vila Real

Ainda na região norte encontramos Vila Real, um distrito pertencente à província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre as 197 freguesias e os 14 municípios deste distrito é possível encontrar cerca de 215 mil habitantes.

18 – Viseu

Por fim, chegamos a Viseu, um distrito localizado entre as regiões Norte e Centro, na província da Beira Alta. São 277 freguesias, 24 municípios e 390 mil habitantes que fecham assim este nosso artigo de hoje.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: