Os oito tipos sanguíneos mais comuns em Portugal
Hoje olhamos ao sangue dos portugueses para perceber como é a distribuição actual dos diferentes tipos de sangue pela população nacional. Com oito variações possíveis, será que a distribuição nacional é igual à distribuição mundial? Essa parte fica para o artigo de amanhã! Mas vamos lá a Portugal!
8 – AB-
Começamos esta lista de hoje com o tipo sanguíneo AB-, presente em apenas 0,5% da população nacional. Traduzindo isto por valores nominais, estamos a falar de pouco mais de 50 mil pessoas em todo o país.
7 – B-
Seguimos esta viagem pelas nossas artérias com o grupo sanguíneo B-, o sangue que percorre o corpo de apenas 1,1% da população portuguesa. Este número é equivalente a 113 mil pessoas.
6 – AB+
Ainda dentro dos grupos sanguíneos mais raros do nosso país encontra-se o sangue AB+. Este tipo sanguíneo está presente em 2,9% da população nacional, isto é, cerca de 300 mil pessoas.
5 – O-
Começamos a subir o valor da percentagem nesta lista para falar de um grupo sanguíneo presente em cerca de 6% da população residente em Portugal. Este valor equivale a quase 615 mil pessoas.
4 – B+
Às portas do pódio temos o grupo sanguíneo B+, empatado com o grupo que se encontra na terceira posição, estando ambos presentes em 6,6% das pessoas portuguesas. Este número é o equivalente a 675 mil pessoas.
3 – A-
Como dissemos no ponto anterior desta lista, o grupo sanguíneo A- é o tipo de sangue presente nos corpos de 6,6% da população nacional, estando ainda assim muito longe dos dois tipos sanguíneos que nos faltam falar.
2 – O+
Presente em 36,3% dos portugueses, o grupo sanguíneo O+ é o segundo mais comum em Portugal. Por outras palavras, estamos a falar de quase 4 milhões de pessoas a viverem com este sangue em território nacional.
1 – A+
Por fim, o tipo de sangue mais comum em Portugal é mesmo o A+, sendo o grupo sanguíneo de 40% da população residente no nosso país. Equivalente a mais de 4 milhões de pessoas, será também o tipo de sangue mais comum a nível mundial? Volta cá amanhã para descobrires!
Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!