Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os oito tipos sanguíneos mais comuns em Portugal

8 tipos sanguíneos mais comuns Portugal Cultura de Algibeira

Hoje olhamos ao sangue dos portugueses para perceber como é a distribuição actual dos diferentes tipos de sangue pela população nacional. Com oito variações possíveis, será que a distribuição nacional é igual à distribuição mundial? Essa parte fica para o artigo de amanhã! Mas vamos lá a Portugal!

8 – AB-

Começamos esta lista de hoje com o tipo sanguíneo AB-, presente em apenas 0,5% da população nacional. Traduzindo isto por valores nominais, estamos a falar de pouco mais de 50 mil pessoas em todo o país.

7 – B-

Seguimos esta viagem pelas nossas artérias com o grupo sanguíneo B-, o sangue que percorre o corpo de apenas 1,1% da população portuguesa. Este número é equivalente a 113 mil pessoas.

6 – AB+

Ainda dentro dos grupos sanguíneos mais raros do nosso país encontra-se o sangue AB+. Este tipo sanguíneo está presente em 2,9% da população nacional, isto é, cerca de 300 mil pessoas.

5 – O-

Começamos a subir o valor da percentagem nesta lista para falar de um grupo sanguíneo presente em cerca de 6% da população residente em Portugal. Este valor equivale a quase 615 mil pessoas.

4 – B+

Às portas do pódio temos o grupo sanguíneo B+, empatado com o grupo que se encontra na terceira posição, estando ambos presentes em 6,6% das pessoas portuguesas. Este número é o equivalente a 675 mil pessoas.

3 – A-

Como dissemos no ponto anterior desta lista, o grupo sanguíneo A- é o tipo de sangue presente nos corpos de 6,6% da população nacional, estando ainda assim muito longe dos dois tipos sanguíneos que nos faltam falar.

2 – O+

Presente em 36,3% dos portugueses, o grupo sanguíneo O+ é o segundo mais comum em Portugal. Por outras palavras, estamos a falar de quase 4 milhões de pessoas a viverem com este sangue em território nacional.

1 – A+

Por fim, o tipo de sangue mais comum em Portugal é mesmo o A+, sendo o grupo sanguíneo de 40% da população residente no nosso país. Equivalente a mais de 4 milhões de pessoas, será também o tipo de sangue mais comum a nível mundial? Volta cá amanhã para descobrires!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: