Skip to content
Anúncios

As sete colinas de Lisboa

Lisbon II

Falemos de Portugal e de tudo o que este nosso país tem para oferecer ao mundo! Hoje focamo-nos na cidade de Lisboa para falar das sete colinas desta cidade… Ou será que deveríamos dizer oito colinas? Porquê? Porque o conceito de sete colinas vem de Frei Nicolau de Oliveira que, num livro do século XVII, mencionou que a cidade de Lisboa era composta por sete colinas que recebiam os navegadores que chegavam pelo rio e, nisto, o frade ignorou a Graça enquanto colina. Podendo dizer-se que o fez pelo facto da colina da Graça estar escondida pela Colina de São Jorge, a verdade é que este esquecimento lhe foi conveniente para tornar a história da fundação de Lisboa semelhante à lenda da criação da cidade de Roma, outra cidade fundada sobre sete colinas. Mas ignorando então aquela que seria a mais alta colina de Lisboa, passemos a falar das sete colinas oficiais.

1 – Colina de São Jorge

Tal como o nome indica, a Colina de São Jorge é a colina onde actualmente se situa o Castelo de São Jorge, local onde se acredita que surgiu o primeiro povo que veio a dar origem à capital portuguesa. Esta é a colina mais alta da cidade e actualmente abrange os bairros do Castelo da Mouraria e parte de Alfama.

2 – Colina de São Vicente

A segunda colina desta lista é a Colina de São Vicente, localizada no centro histórico de Lisboa e sendo maioritariamente composta pelo Bairro de Alfama. Tendo o nome de um dos principais santos da cidade, é possível aqui visitar o Convento de São Vicente de Fora, local que anteriormente era um templo de homenagem aos mártires.

3 – Colina de Sant’Ana

A Colina de Sant’Ana é considerada como a colina mais central de Lisboa, estando localizada nas imediações da Avenida da Liberdade. Abrangendo lugares como a Praça da Figueira, o Largo Martim Moniz e mesmo a Rua das Portas de Santo Antão, esta colina estende-se desde a Baixa Pombalina até à zona do Marquês de Pombal.

4 – Colina de Santo André

Reza a lenda que foi na Colina de Santo André que D. Afonso Henriques instalou as suas tropas no ano de 1147 para atacar e reconquistar a cidade de Lisboa aos mouros. Tornou-se posteriormente sítio de residência de vários nobres, motivo pelo qual ainda hoje se podem vislumbrar grandes casas e palácios nesta colina, sobretudo ao longo das calçadas de Santo André e da Graça.

5 – Colina das Chagas

Segue-se a Colina das Chagas, a colina que corresponde à subida que tem de ser feita para se chegar até ao Largo do Carmo. O nome desta colina originou-se no nome da igreja que foi aí construída pelos marinheiros que navegaram até à Índia e que quiseram homenagear as chagas de Cristo devido às dificuldades a que sobreviveram.

6 – Colina de Santa Catarina

Com início no Largo Camões e estendo-se por toda a Calçada do Combro, encontramos a sexta colina de Lisboa, a Colina de Santa Catarina. No topo desta colina encontra-se o Miradouro de Santa Catarina, comumente conhecido por Adamastor, uma vez que existe uma estátua deste mítico gigante dos Lusíadas neste miradouro.

7 – Colina de São Roque

Por fim, fechamos a nossa lista com a Colina de São Roque, a colina que é casa de um dos bairros mais famosos da cidade de Lisboa, o Bairro Alto. Além deste bairro, a colina é também casa de outro dos principais miradouros da cidade, o Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: