Skip to content
Anúncios

As dez alergias mais comuns do mundo

As dez alergias mais comuns do mundo - Cultura de Algibeira

Hoje voltamos-nos para o nosso lado médico para investigar um pouco mais sobre alergias, isto é, a hipersensibilidade do nosso sistema imunológico face a certo conjunto de elementos. Caso sofras de alguma alergia, faz-nos saber se é alguma das dez de que vamos falar hoje.

10 – Marisco

A abrir esta lista estão os marisco, considerando ambos os crustáceos e também os moluscos. Os frutos do mar, comuns em restaurantes junto à praia e em países litorais como Portugal, são mesmo a principal causa de idas ao médico nos Estados Unidos no que diz respeito a alergias.

9 – Picadas de Insecto

Sejam picadas de abelha, de mosquitos ou melgas, todos nós temos reacções imediatas às picadas de insectos. No entanto, para quem é mesmo alérgico a estas picadas, a simples comichão pode evoluir para erupções cutâneas, inchaços e calor no local afectado.

8 – Trigo

Seguindo-se na nossa lista está o trigo, uma alergia que faz com que muitas pessoas não possam comer produtos feitos com farinha, como são exemplo o pão ou bolos. Ainda assim, ser alérgico ao trigo não é o mesmo que ser intolerante ao glúten.

7 – Leite

O leite é quem se segue na nossa lista de alergias, sendo que temos quase total certeza de que tu conheces alguém que seja alérgico à lactose. Porquê? Porque esta alergia é tão comum que afecta mais de 3% das crianças ao redor do globo.

6 – Animais

Para a sexta posição desta lista, tivemos que englobar todos os animais numa única categoria. Quer seja alergia à sua saliva, aos seus pêlos ou às glândulas oleosas que estes têm, estas alergias são muito comuns e podem demorar a desenvolver-se.

5 – Baratas

As baratas não são um animal? São sim, mas neste caso em específico, estamos a falar de alergia às baratas no sentido de ser alérgico à saliva e matéria fecal deste pequeno insecto. Devido ao quão comum esta alergia é, faz de tudo para manter estes bicharocos longe da tua casa.

4 – Látex

Às portas do pódio fica o látex, um material que é feito através da seiva da árvore-da-borracha. Esta alergia torna-se especialmente chata quando temos em conta que quer as luvas médicas, quer os preservativos são objectos criados para nos defender de doenças e são feitas de látex, deixando as pessoas alérgicas a este material mais vulneráveis.

3 – Bolor

Sabes aqueles fungos que surgem na tua comida quando a deixas passar de validade? Esses fungos têm especial propensão para crescer em climas quente e húmidos, sendo também motivo de alergia para uma grande parte da população.

2 – Ácaros

A famosa alergia ao pó é, geralmente, causada por uma alergia aos ácaros. Devido à sua pequena dimensão, estes são inalados sem que a pessoa se aperceba disso, levando à tão conhecida reacção alérgica ao pó que muitas vezes se inicia com espirros.

1 – Pólen

Por fim, o pesadelo de grande parte da população mundial no período da Primavera. Encontrado em todo o planeta, o pólen é o resultado da reprodução entre plantas e é a facilidade com que se espalha pelo ar que faz com que muitos de nós passemos a Primavera com o nariz inchado e dificuldades em respirar.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: