Skip to content
Anúncios

Seis curiosidades sobre o Popeye

Seis curiosidades sobre o Popeye - Cultura de Algibeira

Hoje estamos de volta a curiosidades sobre desenhos animados para falar do marinheiro mais famoso do planeta, Popeye. Mais do que famoso, o principal facto a recordar sobre Popeye era o quão forte este ficava após consumir espinafres e, como não podia deixar de ser, quisemos descobrir mais sobre esta personagem e a sua relação com os espinafres.

1 – Antes dos espinafres

Apesar da super força ter sido sempre uma característica de Popeye, esta nem sempre surgiu sob a forma de consumo de espinafres. Na realidade, nas suas primeiras edições enquanto banda desenhada de um jornal, Popeye recebia a sua super força ao esfregar as penas da sua galinha de estimação.

2 – O porquê dos espinafres

Mas de onde vieram os espinafres então? Das memórias de infância de Elzie Crisler Segar, o criador de Popeye. De acordo com o autor, este desde criança que havia recebido por parte de um marinheiro o conselho de que, para ficar forte ao ponto de conseguir derrubar um elefante, teria que comer muitos espinafres. Não sabemos se Segar o fez, mas transportou essa lembrança para a sua mais icónica personagem.

3 – O sucesso dos espinafres

Os espinafres foram muito além dos quadradinhos da banda desenhada que Segar desenhava. Com a crescente popularidade de Popeye, o consumo de espinafres nos Estados Unidos registou um aumento superior a 30% no período entre 1929 e 1933, datas de lançamento da série de Popeye como banda desenhada de jornal e como curta-metragem de animação, respectivamente.

4 – A primeira personagem com uma estátua

O aumento da venda de espinafres pelos Estados Unidos da América, levou a que uma cidade do Texas quisesse homenagear o marinheiro como nunca antes havia sido feito a uma personagem de banda desenhada. Falamos de Crystal City, uma cidade produtora de espinafres e que ergueu assim uma estátua para comemorar o sucesso de vendas dos espinafres.

5 – Racismo

Tal como todas as outras vezes que falamos de desenhos animados que estiveram em exibição durante o período da Segunda Guerra Mundial, o racismo é um tema recorrente. No caso de Popeye, este era utilizado para aumentar a moral dos soldados norte americanos, dirigindo-se de forma ofensiva e racista a pessoas de etnia asiática, representando-os mesmo de forma estereotipada.

6 – A vila do Popeye

Achas que só a Disney e a Warner Bros. têm parques dedicados às suas principais personagens? Então deixa-nos dizer-te que estás muito enganado! Na cidade de Mellieha, em Malta, existe a Popeye Village Malta: o cenário onde foi gravado o filme com actores reais no ano de 1980 foi adaptado para acolher lojas, restaurantes e outras atracções, estando ainda aberto a visitas de todos os fãs da personagem. E é uma oportunidade de visita que mesmo quem não é fã vai adorar devido à beleza natural deste local.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: