Skip to content
Anúncios

Os cinco desportos com mais atletas federados em Portugal

cinco desportos mais atletas federados Portugal Cultura Algibeira

O desporto está a ganhar um destaque cada vez maior na nossa sociedade e, um reflexo disso é o facto de, entre 1996 e 2016, o número de atletas federados em Portugal ter passado de 265 mil pessoas para 590 mil atletas. Tendo esta evolução em conta, hoje vamos apresentar-te quais as modalidades que mais atletas federados acolhem em Portugal.

5 – Basquetebol

Abrimos esta lista com o basquetebol, um desporto que reúne cerca de 40 mil atletas federados no nosso país. Apesar de se encontrar entre os desportos mais populares, a verdade é que durante 2009 e 2011 a modalidade contava com mais atletas do que neste momento, embora esteja já em fase de recuperação.

4 – Voleibol

Segue-se o voleibol nesta lista! Este desporto colectivo é praticado de forma federada por mais de 43 mil atletas, um número que se mantém estável desde 2011, depois de um crescimento incrível desde 1996, altura em que contava com apenas 6 mil atletas.

3 – Andebol

Falemos agora de andebol, desporto que alberga um total de 50 mil atletas de forma oficial. Durante o período em análise, esta modalidade mostrou um crescimento anual quase constante, até que chegou a 2016 e acabou por ter o primeiro decréscimo no seu número de atletas em cerca de dez anos.

2 – Natação

A natação é uma das novidades nesta lista de desportos com maior número de federados! Se fôssemos fazer esta lista três anos antes, a natação e os seus 52 mil praticantes não cá estariam, já que em 2013 apenas 11 mil pessoas se encontravam inscritas na Federação Portuguesa de Natação. Quem substituía esta modalidade nesta lista anteriormente? O campismo!

1 – Futebol

Por fim, no primeiro lugar de forma totalmente incontestável, encontra-se o futebol e os seus 168 mil atletas federados ao longo de todo o país. A exemplo das outras modalidades, o futebol também tem tido um crescimento enorme, sendo que em 1996 a modalidade nem chegava aos 100 mil atletas federados.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: