Skip to content
Anúncios

Sete mulheres que desafiaram o estigma social

Sete mulheres desafiaram estigma social - Cultura de Algibeira

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e seria impossível deixarmos passar este dia sem assinalar algumas das mulheres que se destacaram ao longo da história na luta contra a desigualdade que desde sempre esteve associada à diferença entre sexos. Por isso mesmo, passemos já ao artigo!

1 – Carolina Beatriz Ângelo

Comecemos mesmo em Portugal, onde Carolina Beatriz Ângelo, médica de profissão, se tornou na primeira mulher a votar no nosso país, aquando das eleições para a Assembleia Constituinte de 1911. Mais do que ser a primeira mulher a votar, desde sempre que demonstrou a sua vertente feminista, tendo sido militante da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, bem como a fundadora e presidente da Associação de Propaganda Feminista.

2 – Victoria Woodhull

Provavelmente nunca ouviste falar de Victoria Woodhull, mas passamos já a apresentar-te esta mulher. Nascida nos Estados Unidos da América em 1838, foi um símbolo da luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres, tendo sido mesmo a primeira mulher a candidatar-se à presidência dos Estados Unidos da América, no longínquo ano de 1872. A tornar este momento algo ainda mais incrível, fê-lo numa altura em que as mulheres ainda não tinham autorização para votar!

3 – Sirimavo Bandaranaike

Por muito que Sirimavo Bandaranaike te possa ser um nome desconhecido, a verdade é que estamos a falar da primeira mulher da era moderna a assumir uma posição de governação de um país, quando em 1960 foi eleita primeira-ministra do Sri Lanka pela primeira vez, um cargo que viria ainda a ocupar por mais duas vezes.

4 – Edith Wharton

Não só de cargos políticos é feito o movimento de fortalecimento do papel da mulher na sociedade! Prova disso é Edith Wharton, que em 1921 se tornou na primeira mulher a vencer o Prémio Pulitzer pelo seu romance chamado A Idade da Inocência. E, até aos dias de hoje, este é um trabalho que continua a ser lido por milhões de pessoas em todo o globo.

5 – Harriet Tubman

Nascida em 1822, Harriet Tubman foi uma parte integrante do Exército dos Estados Unidos, bem como uma espiã e humanitária. Mas, antes de tudo isso, nascida numa altura em que a escravidão ainda existia, esta teve que fugir para poder viver uma vida livre. Ainda assim, não satisfeita apenas com a sua liberdade, ajudou mais de setenta famílias de escravos a conseguir fugir através de rotas clandestinas que ainda hoje são consideradas como um elemento importante da história do povo escravizado nos Estados Unidos da América.

6 – Charlotte Cooper

Não deixando o desporto de fora, foi apenas nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900 que as mulheres tiveram a oportunidade de participar no maior evento desportivo do planeta. Charlotte Cooper, tenista britânica, viria então a tornar-se a primeira mulher a vencer uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, depois de ser a vencedora do torneio feminino de ténis em singulares.

7 – Marie Curie

Por fim, fechamos a lista com Marie Curie, a primeira mulher a vencer um prémio Nobel, tendo vencido o prémio Nobel da Física no ano de 1903 em parceria com Pierre Currie e Henri Becquerel. Como se tal facto não fosse suficiente para mostrar a importância de Marie na história da ciência mundial, esta veio ainda a ganhar mais um prémio Nobel em 1911, desta feita em química, tornando-a na única mulher da história a vencer mais que um prémio Nobel.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: