Skip to content
Anúncios

Os cinco programas mais icónicos da RTP

Os cinco programas mais icónicos da RTP - Cultura de Algibeira

A 7 de Março de 1957, assinalou-se a primeira transmissão em directo da Rádio e Televisão de Portugal, um momento que acabou também por dar início às suas emissões regulares. De forma a comemorar este marco histórico no nosso país, hoje recordamos alguns dos programas mais icónicos da estação pública portuguesa.

1 – Jogos sem Fronteiras

Começamos logo com um dos programas mais conhecidos da história da televisão portuguesa. Com origem francesa, os Jogos sem Fronteiras tiveram a sua primeira edição em 1965, numa competição que envolveu França, Bélgica, Alemanha e Itália. Este programa era semelhante aos Jogos Olímpicos, com cada país a ser representado por uma cidade que competia em diversas provas em busca de conseguir o maior número de pontos possível. Portugal participou em 15 das 30 edições desta competição, tendo sido o vencedor por 5 vezes.

2 – O Preço Certo

Não há volta a dar! O Preço Certo é um dos programas mais marcantes da história da RTP, sendo emitido desde a década de 1990. Tendo sido apresentado por Carlos Cruz, Nicolau Breyner, Jorge Gabriel e Fernando Mendes, são já mais de 3000 os episódios emitidos deste programa que ainda hoje se mantém como um sucesso de audiências no seu horário de transmissão.

3 – Conta-me como Foi

Fugimos do formato de programa para uma série emitida entre 2007 e 2011 pelo canal público português. Conta-me como Foi contava o dia a dia da família Lopes na cidade de Lisboa na década de 1960, uma altura em que a ditadura ainda fazia parte do nosso país. Desde as aventuras do pequeno Carlos, a emancipação de Maria Isabel e os dilemas de casal de António e Margarida, todo o país parava para acompanhar esta série.

4 – Contra Informação

Ainda hoje lamentamos todos os dias o desaparecimento deste programa a 9 de Dezembro de 2010. Com a duração de 30 minutos, o Contra Informação era uma série de sketchs de comédia onde algumas das mais ilustres figuras nacionais eram interpretadas através de marionetes, sendo mesmo um dos programas mais populares de toda a história nacional. Com o intuito de servir como um programa de sátira política, este programa foi cancelado devido a não renovações de contratos, acabando por eventualmente regressar sob um outro nome num canal da concorrência.

5 – As Lições do Tonecas

Teríamos ainda muitos mais programas para aqui listar, mas seria impossível deixar de fora As Lições do Tonecas de uma lista como esta. Protagonizado por Luís Aleluia e por Morais e Castro, esta série mostrava o dia a dia de um aluno travesso que dava pelo nome de Tonecas, que passava os dias a desafiar e a fazer piadas para o seu professor na sala de aulas. Apesar da personagem ter sido “morta” por Luís Aleluia em 2005, nós daríamos tudo por o voltar a ver nos nossos ecrãs!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: