Saltar para o conteúdo
Anúncios

Cinco regras desconhecidas do Código da Estrada

Cinco regras desconhecidas Código da Estrada Cultura de Algibeira

Já tens carta de condução? Se sim, tens a certeza de que és conhecedor de todas as regras que compõem o código da estrada? Se fores como nós, foste para o exame com os limites de velocidade e com a questão das prioridades decoradas e tiveste esperança que as restantes questões pudessem ser respondidas através da lógica. Mas, agora que estás a conduzir, é importante que saibas mesmo o que fazes no meio da estrada.

1 – Atirar lixo pela janela

Alguma vez atiraste uma pastilha elástica pela janela? Ou talvez sejas um fumador que tem o hábito de conduzir de cigarro na boca e atiras as beatas lá para fora? Se algum destes for o teu caso, deixa de o fazer! Lançar qualquer género de lixo pelas janelas do carro habilita-te a receber uma multa que pode chegar ao valor de 300 euros.

2 – A luz amarela

Os semáforos têm três cores: verde, vermelho e amarelo. O verde significa que se pode avançar, o vermelho significa obrigatoriedade de parar, mas e o amarelo? Se respondeste que significa que ainda podes avançar mas com cuidado, estás enganado! O sinal amarelo também é uma obrigação de parar, salvo se a paragem brusca resulte numa situação de insegurança.

3 – Conduzir na faixa central das autoestradas

Por muito que a faixa da direita pareça ser utilizada maioritariamente por camiões e autocarros, não é por isso que não a deves utilizar. Na realidade, deves sempre conduzir pela direita, só sendo legal conduzir na faixa central ou na faixa da esquerda em momentos de ultrapassagem.

4 – O estatuto das bicicletas

Com o actual código da estrada, as bicicletas têm um estatuto equiparável ao de um veículo com motor. Como consequência, isto significa que numa situação de prioridades, aplicam-se as mesmas regras que se aplicariam caso a situação fosse entre dois ou mais automóveis. Esta equiparação também fez com que os ciclistas deixassem de poder andar lado a lado, ao passo que também deixaram de ser obrigados a pedalar o mais encostados à direita possível, podendo-o fazer no centro da faixa.

5 – Distância de segurança

Não, não vamos falar da distância de segurança entre carros… Até porque para essa não existe um número oficial, sendo apenas aconselhado que exista uma distância suficiente para evitar acidentes. Falamos da distância de segurança que os automobilistas têm de dar ao ultrapassar ciclistas no meio da estrada: 1,5 metros. Além desta distância, os condutores enfrentam também a obrigatoriedade de redução de velocidade, duas regras que são importantes de cumprir, já que ainda são muitos os acidentes registados entre condutores de automóveis e ciclistas que acabam por resultar em mortes.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

  1. Perecem regras universais. Aqui no Brasil, todas valem! Além das multas, temos um sistemas de pontuações. As infrações são divididas em leves, médias, grave e gravíssimas. O motorista que acumular 20 pontos em um período inferior a um ano perde a habilitação e tem que voltar para a reciclagem. Idem para quem é flagrado participando de “rachas” (corridas de rua ou em estradas, de forma ilegal) ou dirigindo embriagado ou sob o efeito de narcóticos (sem falar que a multa, nesses casos, equivale a duas vezes a multa de uma infração gravíssima). Mesmo assim, infelizmente temos uma triste estatística: o trânsito mata mais que muitas guerras mundo a fora; cerca de 47 mil pessoas perdem a vida e outras 400 mil ficam com alguma sequela todo ano!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: