Skip to content
Anúncios

As cinco renúncias papais ao longo da história

cinco renúncias papais ao longo da história Cultura de Algibeira

A 28 de Fevereiro de 2013, o pontificado de Bento XVI chegou ao fim após o mesmo ter anunciado a sua renúncia ao cargo por razões de saúde. Ao longo de toda a história, só por cinco vezes um papa acabou por renunciar ao seu lugar e, de tão rara que essa situação é, mereceu a nossa atenção no artigo de hoje.

1 – Papa Bento IX

A primeira renúncia papal da história pertenceu a Papa Bento IX que abdicou do papado em troca de um apoio financeiro do Papa Gregório VI, que era seu tio. Gregório VI queria livrar a Igreja do seu sobrinho e, como tal, convenceu-o mesmo a abandonar o seu lugar, tornando-se o seu sucessor.

2 – Papa Gregório VI

Sim, estamos a falar do mesmo papa que subornou o seu sobrinho para assumir o maior cargo da Igreja Católica. O que o levou a renunciar o seu cargo? O final do período de tempo pelo qual o seu acordo com o Papa Bento IX havia sido definido e, para não ser acusado de um favor divino em troca de dinheiro, decidiu deixar o seu lugar à disposição.

3 – Papa Celestino V

Seguiu-se o Papa Celestino V na lista de renúncias papais, no ano de 1294. Apesar do seu pontificado ter durado apenas cinco meses, foi o responsável pelo decreto que oficialmente permitia que um papa pudesse renunciar ao cargo. E, assim, além de ser o criador do decreto, tornou-se também o seu primeiro utilizador!

4 – Papa Gregório XII

O quarto papa da história a renunciar de forma oficial ao cargo foi o Papa Gregório XII, que abandonou o seu pontificado em 1415 de forma a terminar com o Grande Cisma do Ocidente. O que foi o Grande Cisma do Ocidente? Uma crise da Igreja Católica entre 1378 e 1417, com essa religião a ter ficado dividida entre a obediência a Roma ou a obediência à cidade francesa de Avignon. Um potencial artigo para outro dia…

5 – Papa Bento XVI

Se ignorarmos os números em frente ao nome dos papas desta lista, a mesma poderia ser considerada uma capicua! Mas, como adiantamos no início deste artigo, esta lista é fechada pelo papa Bento XVI que abdicou do seu cargo em 2013 devido à sua incapacidade para administrar toda a Igreja, isto de acordo com o seu discurso de renúncia.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: