Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os dez desastres naturais mais mortíferos da história

Dez desastres naturais mais mortíferos história Cultura Algibeira

Existem vários eventos naturais que não são possíveis de controlar ou prever por parte do Homem. Falamos de terramotos, furacões, cheias, tsunamis, entre outros. Num artigo menos alegre do que o que geralmente nos caracteriza, hoje vamos apresentar-te os dez desastres naturais que causaram o maior número de mortes desde o princípio da humanidade.

10 – Sismo de Tangshan

O primeiro grande evento desta lista ocorreu a 28 de Julho de 1976 em Tangshan, na China. Com uma magnitude de 7,8 na Escala de Richter, não existem valores certos de quantas pessoas morreram no mesmo, mas as estimativas apontam para entre as 242.000 e as 655.000 pessoas.

9 – Sismo de Antioch

Temos de voltar até ao ano de 526 para encontrar o sismo de Antioch. Tendo acontecido na actual Turquia, este terramoto tirou a vida a pelo menos 250.000 pessoas graças aos abalos com magnitude 7 na Escala de Richter. Embora alguns edifícios tivessem sobrevivido ao tremor de terra, um grande incêndio deflagrou pela região, destruindo tudo o que restava.

8 – Ciclone de Bhola

O Ciclone de Bhola foi uma das mais fortes tempestades tropicais a alguma vez circular pelo nosso planeta. Tendo atingido ventos de 240 quilómetros por hora, este desastre natural atingiu o actual Bangladesh em Novembro de 1970 e também tirou a vida a mais de 250.000 pessoas.

7 – Sismo de Haiyuan

Novamente na China, em Dezembro de 1920, um sismo voltou a tirar a vida a centenas de milhares de pessoas. Contabilizando 273.400 mortes, o sismo de Haiyuan teve uma magnitude de 7,8 na Escala de Richter e teve réplicas a decorrer durante três anos!

6 – Sismo e tsunami do Oceano Índico

Infelizmente, este é um desastre natural que todos nós temos ainda presente na nossa memória. Tendo acontecido a 26 de Dezembro de 2004, este sismo com magnitude superior a 9 na Escala de Richter tirou a vida a 280.000 pessoas, um pouco por todos os países que são banhados pelo Oceano Índico.

5 – Ciclone de Calcutá

Tanto esta quinta posição como a seguinte partilham as mesmas características: são os dois ciclones, ambos afectaram a Índia e ambos tiraram a vida a 300.000 pessoas. Uma vez que este desastre aconteceu em 1737, são poucas as informações que existem sobre o mesmo.

4 – Ciclone da Índia

Tal como dissemos no ponto anterior, estamos a falar de um ciclone que tirou a vida a 300.000 pessoas na Índia. No entanto, desta vez, a região afectada dava pelo nome de Coringa, que foi totalmente destruída e nunca chegou a ser totalmente reconstruída pelos sobreviventes.

3 – Sismo de Shaanxi

As últimas três posições desta lista são todas chinesas, o que demonstra a vulnerabilidade deste país a eventos desta grandeza. Começando pelo sismo de Shaanxi, 830.000 pessoas perderam a vida neste abalo de magnitude 8 na Escala de Richter que aconteceu em Janeiro de 1556.

2 – Cheias do Rio Amarelo

Com um número estimado de mortes entre as 900.000 e os 2.000.000 de pessoas estas cheias do Rio Amarelo aconteceram em 1887, como resultado de dias de chuvas intensas que destruíram todos os diques que haviam sido construídos durante séculos pela população local como prevenção para a subida do caudal do rio.

1 – Cheias Chinesas

Por fim, em 1931, deu-se o desastre natural da história! Também sob a forma de cheias, entre 1.000.000 e 4.000.000 de pessoas perderam a vida. Ao contrário do ponto anterior, estas cheias não aconteceram apenas num rio, mas sim em três, o que tornou o cenário ainda mais devastador.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: