Saltar para o conteúdo
Anúncios

Cinco curiosidades sobre o Carnaval

Cinco curiosidades sobre o Carnaval Cultura de Algibeira

Hoje é dia de Carnaval! Sendo um evento de grandes dimensões quer em Portugal, quer no Brasil, não poderíamos deixar de o abordar! Nesse sentido, hoje trazemos até ti cinco curiosidades sobre esta grande festa de máscaras.

1 – O maior Carnaval do mundo

Este primeiro ponto é óbvio, certo? O Carnaval do Rio de Janeiro é reconhecido pelo Guinness como o maior Carnaval do mundo, algo que é também reconhecido por todas as pessoas do mundo. Cheio de dançarinos, samba e muita cor, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí torna-se num lugar incrível durante esta altura do ano.

2 – O maior cortejo de carnaval do mundo

Continuamos no Brasil, onde o Galo da Madrugada no Recife é considerado, de forma oficial, como o maior cortejo de Carnaval do mundo, desde 1995. Este cortejo costuma contar com mais de 1,5 milhões de pessoas todos os anos, o que permite perceber a dimensão do mesmo.

3 – A data do Carnaval

Como deves saber, o Carnaval não tem data fixa. A data deste festival é definida através do dia de Páscoa que, por sua vez, é definido com base no calendário lunar. Por outras palavras, assim que é definido o Domingo de Páscoa, tens que recuar 47 dias para encontrar a Terça de Carnaval.

4 – Igreja Católica e o Carnaval

Desde o início que a Igreja Católica se opôs a festejos como o Carnaval, por este estar associado ao pecado. Ainda assim, mudou de posição no ano de 590, reconhecendo o Carnaval como um festejo oficial, em troca de um simples pedido: o dia seguinte ao Carnaval seria dedicado à libertação do pecado e do arrependimento, a conhecida Quarta-Feira de Cinzas.

5 – O entrudo

O Carnaval como hoje conhecemos é um descendente do entrudo. O que era o entrudo? Sendo caracterizado como uma brincadeira, consistia no lançamento de líquidos entre escravos e a população em geral no meio da rua. No entanto, caso pessoas brancas participassem, os escravos não os podiam sujar, o que demonstra as conotações racistas que este confronto acabava por ter. E quando falamos em líquidos, tanto era atirada água como urina, por exemplo. Com os anos, também foram adicionados ovos e frutas ao entrudo mas, felizmente, esta tradição acabou por morrer.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: