Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os dez maiores metropolitanos do mundo

Metro II

A 9 de Janeiro de 1863 foi inaugurado o metropolitano de Londres, aquele que foi o primeiro sistema de transportes públicos subterrâneo do mundo! Na altura, com uma extensão de 7 quilómetros, veio revolucionar os transportes na cidade londrina. Hoje em dia, existem cerca de 140 redes de metropolitanos e fomos em busca das maiores! Preparado para esta longa viagem?

10 – Metropolitano de Nanjing

Tal como no artigo sobre os aeroportos mais movimentados do mundo, prepara-te para ver infraestruturas chinesas por diversas vezes nesta lista. Mas focando-nos no que realmente interessa, o metropolitano que serve a cidade de Nanjing conta com 139 estações e 260,5 quilómetros de extensão! Para servir de comparação para nós portugueses, o Metro de Lisboa tem apenas 44 quilómetros de extensão!

9 – Metropolitano de Shenzhen

De Nanjing passamos para Shenzhen, onde o metropolitano que foi inaugurado em 2004 conta neste momento com 199 estações que cobrem uma extensão de 286,2 quilómetros. Acredites ou não, isto nem é metade da distância do metro que se encontra na primeira posição!

8 – Metropolitano de Guangzhou

Continuando pela China e na cidade de Guangzhou, encontramos um sistema metropolitano que, apesar de ter “apenas” 186 estações, consegue garantir o transporte dos passageiros numa extensão total de 308,7 quilómetros.

7 – Metropolitano de Madrid

Na capital de Espanha, o metropolitano já existe desde 1919, sendo o segundo mais antigo desta lista! Tendo a sua expansão mais recente em 2015, o Metro de Madrid garante a cobertura de 311 quilómetros ao longo de 319 estações.

6 – Metropolitano de Seoul

O metropolitano de Seoul é um dos mais complicados de definir ao certo quanto mede. Porquê? Porque muitas vezes são introduzidas linhas operadas em cidades próximas nas contas, mesmo já não pertencendo mesmo a Seoul. Por outras palavras, o metropolitano de Seoul é composto por 21 linhas, mas apenas 9 operam mesmo na cidade de Seoul. Se tivermos em conta apenas as 9 linhas, este metro tem cerca de 331,5 quilómetros, o que o deixa nesta sexta posição. Se considerarmos as 21 linhas, este metro teria a incrível distância de 1108,7 quilómetros, o que o tornaria no maior do planeta!

5 – Metropolitano de Moscovo

Na capital da Rússia é possível encontrar mais uma estrutura subterrânea de dimensões megalómanas! Com 206 estações, a rede percorre um total de 400,2 quilómetros, isto se tivermos em conta o seu círculo central. No entanto, como este círculo não é normalmente incluído nas contas por ser um circuito urbano à superfície, este fica-se pelos 346,1 quilómetros de extensão.

4 – Metropolitano de Nova Iorque

O metropolitano da cidade de Nova Iorque é mais um caso curioso. Se tivermos em conta a distância total do percurso que faz, este mede 394 quilómetros, a distância que o coloca nesta quarta posição. No entanto, a própria empresa que gere o metropolitano gosta de juntar os comboios às suas contas e, se fôssemos então fazer a medição de extensão em termos de distância total de carris, chegaríamos então a uns impressionantes 1370 quilómetros… Quase equivalente a ir de Lisboa até Geneva, na Suíça!

3 – Metropolitano de Londres

Segue-se o mais antigo metropolitano do mundo na nossa lista! Não bastando ser o primeiro da história, está ainda hoje no pódio dos mais longos do planeta! São 402 quilómetros de extensão ao longo de 270 estações que compõem a estrutura do metropolitano da capital britânica.

2 – Metropolitano de Beijing

Voltemos à China! Primeiro com Beijing, onde 574 quilómetros compõem as 19 linhas da rede de transportes subterrâneos da cidade. Estas 19 linhas estão depois divididas no incrível número de 345 estações.

1 – Metropolitano de Shanghai

E o maior sistema metropolitano do mundo encontra-se mesmo na China! Não só dominaram esta lista na quantidade de metropolitanos que aqui colocaram, como ainda têm o maior! São 364 estações ao longo de 588 quilómetros na cidade de Shanghai que compõem assim esta construção que foi apenas iniciada no ano de 1993! Um trabalho absolutamente impressionante!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: