Saltar para o conteúdo
Anúncios

O que é o Hanukkah?

O que é o Hanukkah? - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Nem só de Natal é feita esta época do ano! Noutras religiões existem outras festividades, umas de maior duração, outras em dias que não o 25 de Dezembro e por aí fora, são múltiplas as variações. Não querendo que te falte nada, decidimos hoje ensinar-te o que é o Hanukkah! E este não vai ser o único artigo sobre as festividades de outras religiões que podes esperar ver por aqui este mês!

1 – Um evento de oito dias

Com data variável todos os anos, o Hanukkah dura oito noites e oito dias. Esta festividade tem início no 25º dia do Kislev (o nono mês do calendário eclesiástico do calendário hebraico), uma data que pode ocorrer tanto entre Novembro e Dezembro do tradicional calendário gregoriano. Este ano o Hanukkah iniciou-se hoje, 12 de Dezembro, terminando a 20 de Dezembro.

2 – Origem

A origem do Hanukkah data de um período anterior ao nascimento de Cristo e, como tal, anterior ao próprio Natal! Com a história desta festividade a constar dos primeiro e segundo livros Maccabees, o Hanukkah foi criado para comemorar a rededicação do Templo Sagrado em Jerusalém. Os dois Maccabees contam ainda a história do acender do Menorah do Templo, um candelabro hebraico ancestral e antecessor do actual Hanukkiah. E, curiosamente, os Maccabees não fazem parte da Bíblia Hebraica mas fazem parte da Bíblia Cristã!

3 – O Festival das Luzes

O Hanukkah é considerado como o Festival das Luzes, uma vez que é característica desta festividade o acender de luzes num candelabro específico, o Hanukkiah. Já iremos falar melhor deste candelabro, mas em todas as noites deste festival se acende mais uma vela ou luz face à noite anterior, até que na última noite se encontram todas acesas.

4 – O Templo Sagrado

Como te dissemos ali em cima, o Hanukkah é um festival que comemora a rededicação do Templo Sagrado em Jerusalém. Quando se fala de templos relacionados com esta festividade, referimo-nos ao segundo templo que foi criado em Temple Mount, na Cidade Velha de Jerusalém. A construção deste segundo templo foi autorizada por Ciro II, o rei da Pérsia durante os anos de 559 e 530 antes de Cristo. Após algumas guerras e perdas de controlo sobre a região de Jerusalém e sobre o templo, o povo judeu revoltou-se em força no ano de 167 antes de Cristo para reconquistar a sua liberdade. Dois anos depois, Judas Maccabaeus, filho de um dos líderes da revolução, rededicou o templo e é este o evento que é até hoje celebrado durante o Hanukkah.

5 – O Hanukkiah

O Hanukkiah, comumente conhecido como o Menorah do Hanukkah, é um candelabro de noves braços que é aceso durante os oito dias de Hanukkah. Apesar do Menorah do Templo ter apenas sete braços, o Hanukkiah tem nove braços devido à lenda que rodeia o Menorah. De acordo com os Maccabees, após a reconquista do Templo, quase todo o azeite utilizado para manter o Menorah aceso tinha sido violado, sobrando apenas uma embalagem de azeite ainda vedada, o que deveria ser suficiente para manter apenas o Menorah aceso por um dia. Mas a verdade é que o Menorah manteve-se aceso com aquele azeite durante oito dias, o tempo que foi necessário para a produção de mais quantidade! Por este motivo, os Hanukkiah têm então nove braços que são acesos um por dia, com o nono braço – o shamash -, a estar situado numa posição mais acima de todos e a ser aceso em todas as noites.

6 – Os rituais de Hanukkah

O acender das luzes do Hanukkiah não é o único ritual habitual de Hanukkah! E também não é algo tão simples como só acendê-las! As velas devem ser acesas pelo menos meia hora antes do anoitecer e, tipicamente, são feitas três orações quando se acendem as velas. A primeira vela a ser acesa é a que estiver mais à direita e, no dia seguinte, é acesa essa e a que está à sua esquerda: no entanto, é importante ressalvar que, apesar de as velas irem sendo acrescentadas da direita para a esquerda, estas devem ser acesas da esquerda para a direita. Confuso? Imaginemos que estamos nos segundo dia de Hanukkah: iríamos acender as duas últimas velas do Hanukkiah (a sétima e a oitava), sendo que primeiro acenderíamos a sétima e só depois a oitava. Após o acender das velas e a realização das orações, é habitual ver as pessoas a cantar músicas típicas de Hanukkah, ler salmos ou trocar presentes. As crianças são ainda incentivadas a fazerem actos de caridade em vez de optarem por presentes para eles mesmos.

7 – As tradições de Hanukkah

Tal como o Natal, o Hanukkah tem músicas tradicionais da época, comida que é preparada em especial para esta ocasião e ainda jogos típicos. Caso estejas curioso por ouvir algumas músicas típicas, aconselhamos algumas das mais conhecidas: Ma’oz Tzur, Latke’le Latke’le, Hanukkiah Li Yesh, Ocho Kandelikas, Kad Katan, S’vivon Sov Sov Sov, Haneirot Halolu, Mi Yimalel ou Ner Li, Ner Li. Já em termos gastronómicos, destacam-se os latkes (uma espécie de panquecas de batata) ou os sufganiyot (semelhantes a bolas de berlim ou donuts com recheio de geleia de morango). Já o Dreidel é o jogo mais conhecido da festividade! Sendo composto por um dado com quatro letras hebraicas que representam as iniciais da frase Nes Gadol Haya Sham (Um Grande Milagre Aconteceu Aqui), este jogo pretende relembrar o milagre do azeite que aconteceu com o Menorah do Templo. Quanto ao jogo é muito complicado para o explicarmos neste artigo, mas talvez tenhamos um artigo dedicado ao mesmo no futuro.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

4 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: