Skip to content
Anúncios

Os oito feriados religiosos em Portugal

Religiosos II

Nós sabemos que nos últimos feriados preparamos sempre artigos de história para ti. No entanto, hoje é um feriado religioso e, como tal, não há muita história à volta do mesmo. Ainda assim, apesar da religião não ser o nosso forte, achámos que seria uma boa oportunidade para te dar a conhecer todos os feriados religiosos que existem em Portugal! E não importa se és religioso ou não, é importante saberes que dias são comemorados no teu país. Será que os conheces a todos?

1 – Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Nunca ouviste falar deste feriado? Não te preocupes, nós também não sabíamos da existência dele até começarmos a escrever este artigo. No entanto, é um feriado que tu conheces muito bem: comemora-se a 1 de Janeiro, assinalando o primeiro dia do ano novo! Ao mesmo tempo, é considerado o Dia Mundial da Paz e o dia da festa litúrgica da Virgem Maria.

2 – Sexta-Feira Santa

O segundo feriado religioso é um feriado móvel e pode ocorrer entre os dias 20 de Março e 23 de Abril. Decorrendo sempre na Sexta anterior ao dia de Páscoa, a Sexta-Feira Santa é um feriado dedicado à lembrança do julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

3 – Páscoa

Com data móvel entre 22 de Março e 25 de Abril, o dia de Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, dois dias após a sua morte. Acreditando ou não em religião e na possibilidade de quem quer que seja ressuscitar, este feriado fica marcado por ter direito a uma própria tradição gastronómica: desde o folar ao pão-de-ló, existem doces para todos os gostos.

4 – Corpo de Deus

Segue-se mais um feriado de data móvel, o Corpo de Deus! Decorrendo entre 21 de Maio e 24 de Junho, neste dia decorrem procissões solenes em todas as dioceses portuguesas, numa tradição que data já desde pelo menos 1282, a mando de D. Dinis.

5 – Assunção de Nossa Senhora

A 15 de Agosto de todos os anos celebra-se a Assunção de Nossa Senhora. Sendo de data fixa, ao contrário dos três feriados anteriores, neste feriado festeja-se a elevação do corpo e alma de Maria para a eternidade, junto de Deus.

6 – Todos os Santos

Este feriado aconteceu recentemente! Lembras-te de termos falado aqui sobre o Día de los Muertos? O conceito entre os dois é semelhante! Celebrado a 1 de Novembro, este dia é utilizado pelos portugueses para recordar os entes queridos e os ir visitar aos cemitérios.

7 – Imaculada Conceição

O feriado que deu origem a este artigo! Celebrado sempre a 8 de Dezembro, este feriado recorda a Rainha e Padroeira de Portugal e de Todos os Povos de Língua Portuguesa: Imaculada Conceição! Este feriado existe desde 1646, por decreto de D. João IV.

8 – Natal do Senhor

E o último feriado religioso do ano é um que está bem próximo de acontecer! A 25 de Dezembro de todos os anos é celebrado o Natal e, com ele, o nascimento de Jesus Cristo. Hoje em dia, mais que um evento religioso, o Natal é um evento que reúne toda a gente e que, tal como a Páscoa, acaba por ter a sua própria tradição gastronómica ao redor de todo o globo.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: