Skip to content
Anúncios

Cinco curiosidades sobre o Pong

Cinco curiosidades sobre o Pong - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Hoje vamos falar de jogos! Mas não de um jogo qualquer, vamos falar do Pong! Este jogo que veio mudar a indústria por completo foi lançado há 45 anos, no dia 29 de Novembro de 1972 e, se não fazes ideia do que estamos para aqui a falar, passa primeiro neste site, joga um ou dois jogos e depois volta para leres este artigo!

1 – O primeiro jogo electrónico de sucesso

Nós não estamos a falar do Pong por mero acaso! Apesar de ser o seu aniversário, é sobretudo o motivo deste ponto que nos leva a falar deste jogo. Produzido pela Atari, as máquinas de jogos arcade de Pong tornaram-se tão rentáveis que vieram mudar a indústria dos jogos para sempre, popularizando os salões de jogos e a digitalização da indústria. Por curiosidade, uma máquina de Pong era, em média, quatro vezes mais rentável que as restantes máquinas de jogos de um salão.

2 – O primeiro jogo da Atari

Por incrível que pareça, Pong foi mesmo o primeiro jogo que esta gigante dos jogos alguma vez produziu! Fundada em Junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, Pong era apenas um teste que os dois fundadores da empresa deram a Allan Alcorn, um engenheiro electrónico que contrataram com zero experiência no desenvolvimento de jogos. Imagina lá o que seria não saberes criar jogos e à tua primeira tentativa criares o jogo mais popular de sempre…

3 – Sucesso para lá do arcade

Após o sucesso da versão arcade, a Atari decidiu avançar para o desenvolvimento de uma versão que as pessoas pudessem utilizar em casa: o Home Pong! Tal como a versão original, este jogo foi um sucesso e vendeu mais de 150 mil exemplares durante o período de férias de 1975. Lançado com o apoio da Sears, a Atari mereceu o Prémio de Excelência em Qualidade da própria Sears pelo sucesso do jogo.

4 – O problema da patente

Aquando do lançamento do jogo, a Atari não registou uma patente do seu jogo e, devido à simplicidade do conceito, começaram a surgir várias cópias do jogo por parte de empresas concorrentes. Com o processo pela patente a ter alguns problemas e a se prolongar, é estimado que a Atari tenha acabado por produzir menos um terço de máquinas de jogos do que aquelas que teria potencial para o fazer.

5 – Inúmeras referências na cultura popular

Devido ao grande impacto que este jogo teve na indústria, são inúmeras as referências que podem ser encontradas ao mesmo noutras artes como o cinema ou televisão. Por exemplo, em 2006, um anúncio da American Express juntou o tenista Andy Roddick num jogo contra uma barra de Pong e em 2008 (ou será que foi em 2100?) foi a vez de WALL-E e EVE jogarem Pong durante um dos seus encontros. E estes são apenas dois meros exemplos de centenas de referências… Já dissemos que até existe um relógio oficial do Pong? Vê por ti mesmo!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: