Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os quatro recordes de Peyroteo

Os quatro recordes de Peyroteo - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Nascido em Humpata, Angola, Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo foi um futebolista português que pertenceu aos famosos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal. Tendo falecido a 28 de Novembro de 1978, hoje decidimos recordar quatro dos muitos recordes que este atleta alcançou, recordes que ainda se mantêm até aos dias de hoje!

1 – Jogador com mais golos do Campeonato Nacional

Foram 332 os golos que Fernando Peyroteo marcou ao longo das 12 épocas em que esteve ao serviço do Sporting. O mais impressionante? Todos esses golos foram marcados em apenas 197 jogos, o que lhe dá uma média de 1,69 golos por jogo! Por comparação, o segundo classificado, Fernando Gomes, tem 319 golos marcados em 404 jogos, enquanto que Eusébio, o terceiro classificado, tem 318 golos marcados em 313 jogos. Sem dúvida, números impressionantes!

2 – Melhor marcador do dérbi lisboeta

Com 48 golos marcados nos jogos entre Sporting e Benfica, Peyroteo é por larga margem o melhor marcador deste Clássico do futebol português. Superando o segundo classificado Eusébio em 21 golos, ninguém foi capaz de fazer frente a esta autêntica máquina de golos.

3 – Recorde de golos num só jogo do Campeonato Nacional

Ainda hoje a equipa do Leça Futebol Clube tem pesadelos com Fernando Peyroteo! Num jogo de total inpiração por parte do avançado português, foram 9 as vezes em que este conseguiu meter a bola dentro da baliza do clube de Leça da Palmeira! Um recorde alcançado num jogo que fica também marcado como a maior vitória da história do campeonato, 14-0, dois recordes que serão muito difíceis de bater na actualidade.

4 – Jogador com mais golos consecutivos num só jogo do Campeonato Nacional

Se marcar muitos golos já é complicado, imagina agora marcar muitos e de forma consecutiva! Para infortúnio do Vitória Sport Clube, mais comumente conhecido como Vitória de Guimarães, foram cinco golos seguidos aqueles que foram marcados por Peyroteo a 8 de Fevereiro de 1942, um recorde que ainda hoje se mantém nos livros da história.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: