Skip to content
Anúncios

Os singles mais populares deste milénio em Portugal

Os singles mais populares deste milénio em Portugal - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Depois de na semana passada termos trazido até ti os artistas com maior número de discos vendidos e já nesta os vencedores da Eurovisão Junior, hoje decidimos continuar pela música. O que temos então preparado? A lista dos singles mais populares por cada ano desde o início do milénio! No entanto, avisamos-te já que os dados para esta lista são resultado de uma estimativa do número de dias passados na liderança de diferentes rankings de música. Isto deve-se ao facto de que apenas a partir deste ano passou a existir mesmo uma entidade responsável pela definição dos singles mais populares e que, como tal, só a partir do próximo ano divulgará este género de resultados anuais.

1 – 2000: Santamaria – Castelos na Areia

Apesar de hoje não ser quinta, isto vai ser um autêntico Throwback Thursday! Começamos com uma banda portuguesa que ainda recentemente lançou um novo álbum, os Santamaria, com uma das suas músicas mais conhecidas. Tão conhecida que foi a música mais popular de 2000 em Portugal.

2 – 2001: Shakira – Whenever, Wherever

Das areias portuguesas passamos para a Colômbia, onde é uma jovem Shakira que nos recebe. Com apenas 24 anos de idade na altura, Shakira começava a conquistar o mundo e o topo dos rankings musicais em Portugal.

3 – 2002: Las Ketchup – The Ketchup Song (Aserejé)

Todos nós dançamos isto… Sim, até tu, não te escapas! E, como tal, não houve maneira nenhuma de impedir que este música espanhola fosse a mais tocada de 2002 em Portugal. E se alguém perceber o que elas dizem no refrão que nos ajude, estamos a tentar perceber há 15 anos!

4 – 2003: Tribalistas – Já Sei Namorar

Uma das nossas músicas favoritas levou o título no ano de 2003! Os Tribalistas, uma banda brasileira que apenas havia lançado um álbum até decidir regressar no passado mês de Agosto, alcançou o título de canção mais ouvida no ano de 2003 com aquela que foi uma das suas músicas de maior sucesso.

5 – 2004: O-Zone – Dragostea Din Tei

Foi uma canção romena que ecoou em todos os rádios portugueses no ano de 2004! O que é que percebíamos da letra da música? Nada, mas a verdade é que esta tinha um ritmo que não nos saía da cabeça.

6 – 2005: D’ZRT – Para Mim Tanto Me Faz

Ainda te lembras dos D’ZRT? Claro que sim! E prometemos que nos próximos tempos vamos mesmo escrever um artigo sobre os Morangos com Açúcar. Para Mim Tanto Me Faz foi a música mais famosa desta banda portuguesa e alcançou mesmo a posição de música mais popular do ano de 2005.

7 – 2006: Tony Carreira – A Vida Que Eu Escolhi

Em 2006 foi Tony Carreira o artista que conquistou a primeira posição de single mais popular, mas será que foi com uma das canções que foram acusadas de plágio? Podes descobrir isso aqui! Spoiler alert: Não é! E, por isso mesmo, é com mérito que o cantor romântico alcançou este resultado.

8 – 2007: Nelly Furtado – Say It Right

Apesar de não ter dominado o panorama musical português em 2004 com o tema Força, a verdade é que Nelly Furtado conquistou o país em 2007 com o tema Say It Right, um tema que ainda hoje é utilizado como genérico de programas de televisão nacionais.

9 – 2008: Per7ume com Rui Veloso – Intervalo

Para os Per7ume a vida era em câmara lenta, mas foi a uma velocidade alucinante que chegaram ao topo de preferências do público português com a música Intervalo. Contando ainda com Rui Veloso, esta é uma música guardada com saudade por várias pessoas por todo o país.

10 – 2009: Inna – Hot

Nós admitimos que possamos ter estado um bocadinho desatentos, mas nós não conhecemos a Inna… Nem a música em questão… Só sabemos que ela é romena e, supostamente, teve a música mais popular em Portugal do ano de 2009… Será que se pode mesmo confiar na Wikipédia?

11 – 2010: Inna – Amazing

Mas quem és tu Inna? Ajuda-nos, nós não sabemos mesmo! Alguma vez ouviste isto na tua vida? Será que durante estes dois anos nós vivemos num planeta à parte? No entanto, há que realçar que o videoclip desta música foi gravado em Portugal, pelo que ela deve ter sido mesmo um sucesso por cá.

12 – 2011: KeeMo com Cosmo Klein – Beautiful Lie

Vá, esta música nós já conhecemos, também não somos assim tão ignorantes! Mantendo o ritmo animado e de dança das músicas da Inna, Beautiful Lie dominou as rádios um pouco por todo o país, tornando-se mesmo a canção mais popular de 2011.

13 – 2012: Pablo Alborán com Carminho – Perdóname

De uma música com um ritmo rápido e animado passamos para um dos mais bonitos duetos ibéricos dos últimos tempos. Pablo Alborán e a fadista Carminho juntaram-se para conquistar os ouvidos de um país inteiro e assim conquistarem o título de música mais popular de 2012.

14 – 2013: Ana Malhoa – Sube La Temperatura

A Ana Malhoa entrou em 2013 a pedir para que subíssemos a temperatura porque esta ainda estava a aquecer! Depois de alcançar o título de single mais popular do país aqui pela primeira vez, a artista portuguesa fez questão de também o conquistar nos dois anos seguintes! Infelizmente, nunca com uma das canções do Buéréré…

15 – 2014: Ana Malhoa com D Snow & DJ True Love – Tá Turbinada

A temperatura já está alta o suficiente? É que a Ana Malhoa já Tá Turbinada! E foi com esse mesmo tema que a cantora voltou a conquistar os ouvidos dos portugueses no ano de 2014, mantendo o estilo musical que lhe é característico.

16 – 2015: Ana Malhoa com D Snow & DJ True Love – Encaixa Baby Encaixa

E como em equipa que ganha não se mexe, Ana Malhoa manteve a parceria com D Snow e DJ True Love para conquistar o título de single mais popular portuguesa em 2015, desta feita com o tema Encaixa Baby Encaixa. Mas depois de três títulos consecutivos, 2016 foi altura de Ana Malhoa entregar o trono a outro artista.

17 – 2016: Nelson Freitas com Richie Campbell – Break of Dawn

E o grande single do ano passado pertenceu a uma parceria luso-angolana entre Nelson Freitas e Richie Campbell com o tema Break of Dawn. E, uma vez que já estamos quase no final do ano, qual é a tua aposta para a música que irá liderar o ranking de single mais popular para o ano de 2017?


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: