Skip to content
Anúncios

Os onze músicos portugueses com mais discos vendidos

Os onze músicos portugueses com mais discos vendidos - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Hoje demos por nós a pensar em quem seriam os artistas recordistas de vendas em Portugal no que diz respeito a música. Depois de constatarmos que apenas um artista estrangeiro marcaria presença na lista, optamos então por fazer uma lista 100% portuguesa! Será que consegues adivinhar quem está no primeiro lugar?

11 – José Malhoa

Se te estás a questionar do porquê desta lista ser de onze artistas e não dez, isso deve-se ao facto destas primeiras três posições estarem empatadas nos 3 milhões de discos vendidos. Mas a abrir a lista temos então um dos animadores das festas de verão que acontecem por todo o país, José Malhoa. No activo desde 1969, são vários os discos de ouro e platina do artista lisboeta.

10 – Madredeus

Mudamos completamente de registo para dar entrada aos Madredeus nesta lista. Sendo influenciados por diversos estilos musicais, o grupo musical já realizou várias digressões a nível mundial, chegando inclusive a cantar na Coreia do Norte! Um feito de que poucos se podem gabar, a juntar aos seus 3 milhões de discos vendidos.

9 – Delfins

Também com 3 milhões de discos vendidos encontram-se os Delfins, banda formada em 1984 e que deu o seu último concerto a 31 de Dezembro de 2009 em Cascais. Com músicas que são certamente tuas conhecidas, esta banda de pop-rock consegue assim um lugar entre os grandes nomes da música portuguesa.

8 – Dulce Pontes

Com 3,5 milhões de discos vendidos, segue-se Dulce Pontes, a cantora natural do Montijo que dá voz à Canção do Mar. Sendo internacionalmente reconhecida como uma das melhores sopranos da música mundial e tendo actuado com nomes como Andrea Bocelli, não é de admirar a presença de Dulce Pontes na lista.

7 – Tony Carreira

Hora da polémica! Apesar das recentes acusações de plágio, Tony Carreira soma mais de 4 milhões de discos vendidos, aos quais junta inúmeros concertos esgotados e ainda uma medalha de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, condecoração atribuída pelo Governo Francês. Plágio ou inspiração, não deixam de ser valores impressionantes!

6 – Carlos do Carmo

Sem dúvida um dos grandes nomes do fado e da música portuguesa, Carlos do Carmo vendeu mais de 5 milhões de discos ao longo da sua já longa carreira! Nascido em Lisboa no ano de 1939, ainda hoje a sua voz inspira as mais novas gerações de cantores que iniciam agora as suas carreiras.

5 – Marco Paulo

Não seria uma verdadeira lista de música portuguesa se o nome de Marco Paulo não estivesse na lista! Com mais de 5 milhões de discos vendidos, o autor de algumas das canções mais marcantes da história da música portuguesa celebrou recentemente 50 anos de carreira, tendo vencido até um Globo de Ouro na categoria Prémio de Mérito e Excelência.

4 – Jorge Ferreira

Temos de admitir que esta foi a posição que mais nos surpreendeu, mas a verdade é que Jorge Ferreira, autor de músicas pimba como “A Portuguesa é a Mais Linda”, vendeu já mais seis milhões de discos ao longo da sua carreira. Residindo nos Estados Unidos da América, o artista português já foi considerado o Homem do Ano da cidade de Fall River e foi também galardoado como embaixador da música portuguesa em Atlantic City.

3 – Linda de Suza

A primeira posição do pódio vai para Linda de Suza, uma cantora natural de Beja. Emigrante em França, Linda é uma das mais famosas artistas do panorama musical português e marca presença nesta lista com mais de 8 milhões de discos vendidos.

2 – Roberto Leal

Sim, o Roberto Leal é português! O sotaque brasileiro deve-se apenas a ter emigrado para o Brasil com apenas 11 anos, sendo então o país onde cresceu e ainda hoje habita durante grande parte do tempo. Mas no que realmente interessa a este artigo, o cantor natural de Macedo de Cavaleiros já vendeu mais de 17 milhões de discos ao longo da sua carreira!

1 – Amália Rodrigues

E na primeira posição, como seria mais do que esperado, encontra-se Amália Rodrigues, a maior embaixadora da música portuguesa a nível mundial! Nascida em Lisboa no ano de 1920, a Rainha do Fado vendeu mais de 30 milhões de discos ao longo da sua carreira e actualmente descansa no Panteão Nacional, junto de outros grandes nomes da nossa história.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

8 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: