Saltar para o conteúdo
Anúncios

Quatro clubes com características singulares

Quatro clubes com características singulares - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Num mundo em que o futebol é o desporto que domina, nem sempre existem muitos motivos para diferenciar o porquê de uma pessoa apoiar uma equipa ou outra pela falta de singularidades além da região e cidade a que pertencem. Por isso mesmo, hoje decidimos procurar por clubes de futebol que se distinguem de todos os outros por motivos caricatos ou especiais.

1 – Stonewall Football Club

Homofobia, transfobia e restantes comportamentos discriminatórios são proibidos neste clube! Sendo o mundo desportivo um local onde ainda existe muita discriminação por pessoas que se manifestam como sendo homossexuais, este clube apresenta-se como o clube gay mais bem sucedido do mundo! Fundado em 1991 por um pequeno grupo de jogadores homossexuais que se fartaram de ser atacados pela sua preferência sexual, este clube compete hoje em várias ligas de futebol e com três diferentes escalões.

2 – Clubes Amadores de Henningsvær

Este segundo número da lista não pertence a uma equipa, mas sim a todas as pessoas de uma pequena região da Noruega que se juntam com os amigos para jogar. Se tu és das pessoas que acha que todos os estádios de futebol se situam no meio de cidades e com grandes bancadas, vais apanhar uma agradável surpresa com o estádio da pequena localidade de Henningsvær. Localizado no meio dos fjords noruegueses, o relvado fica situado numa pequena ilha, lado a lado com os campos de secagem de bacalhau. Uma experiência única e, sinceramente, adoraríamos ver este estádio a receber um jogo grande só pelas imagens televisivas que iria proporcionar! Ou se mesmo tu fores para lá morar, a localidade tem apenas 500 pessoas, apostamos que não deves ter grandes problemas em reservar o estádio para um jogo! Se ficaste curioso, podes ver o estádio ao clicar aqui!

3 – Fußball-Club Sankt Pauli von 1910

Tal como o primeiro clube desta lista, o Fußball-Club Sankt Pauli von 1910 é um clube manifestamente contra todo e qualquer acto de discriminação, quer por racismo, homofobia ou outro motivo. Sendo um clube que se tornou num fenómeno de culto, os seus adeptos adoptaram a bandeira pirata como símbolo do clube e usam-na nos jogos, onde também é possível ver bandeiras com suásticas riscadas. Porquê? Porque este clube foi o primeiro a banir adeptos nazis do seu estádio, o que os fez aumentar em mais de 1000% os números de espectadores nas bancadas. Ainda recentemente, os adeptos do clube manifestaram-se também a favor dos refugiados, mostrando estar de braços abertos para os receber. Devido a acções como estas, o clube tem seguidores ao redor de todo o globo e não apenas na Alemanha, sendo também um dos emblemas com maior número de adeptas de sexo feminino no planeta!

4 – 1. Fußball-Club Magdeburg

Para terminar, continuamos na Alemanha para te apresentar um clube que, durante alguns jogos nos últimos anos, não parecia ser grande fã de marcar golos. Apesar desta situação ter mudado, o que nos leva a incluir o clube nesta lista é mesmo a sua claque, que decidiu levar setas com cores fluorescentes para indicar aos seus jogadores onde ficava a baliza após cinco jogos sem golos. Quem não quereria pertencer a uma claque assim?

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: