Skip to content
Anúncios

O milagre de São Martinho

Martinho II

Apesar de acontecer apenas amanhã, não podíamos deixar passar em branco o dia de São Martinho. Sendo um santo europeu envolvido numa lenda, hoje explicamos-te o que aconteceu e ficamos à espera que o teu dia de amanhã esteja repleto de castanhas assadas.

1 – Localizando a lenda no tempo

A lenda que te vamos contar decorreu algures durante o século IV, sendo que se acredita que aconteceu no ano de 337. Este episódio aconteceu durante um Outono mais rígido e frio que o habitual, com uma grande tempestade a marcar o dia deste acontecimento. E onde aconteceu? Acredita-se que próximo da actual cidade francesa de Amiens!

2 – Quem era São Martinho?

Martinho de Tours, nome de nascença de São Martinho, foi um militar, monge e bispo que nasceu em 316, numa região chamada de Panónia, situada onde actualmente se encontra a Hungria. Mesmo sendo soldado da cavalaria do exército romano, São Martinho não deixou de ser um dos maiores impulsionadores do Cristianismo pela Europa, com o milagre que lhe é associado a estar também muito ligado à religião. São Martinho morreu em Gália, actual França, durante o ano de 397.

3 – O que aconteceu?

Reza a lenda que, debaixo de uma intensa tempestade, São Martinho estava a tentar regressar a casa quando encontrou um pobre mendigo que estava a sofrer com o frio e a pedir esmola. Como São Martinho não tinha nada consigo, decidiu pegar na manta que levava consigo e cortá-la ao meio, dando metade ao sem abrigo. Nesse mesmo momento, a tempestade desapareceu e surgiu o sol em todo o seu esplendor, com esse milagre do tempo a ficar conhecido como o Verão de São Martinho.

4 – A visita de Jesus

De acordo com alguns documentos religiosos, na noite desse mesmo dia, reza também a lenda que São Martinho foi visitado por Jesus num sonho. Jesus apareceu com a manta que havia sido oferecida ao mendigo, agradecendo a São Martinho por o ter aquecido no frio, revelando-se assim como sendo a pessoa ajudada pelo santo. Depois dessa noite, Martinho decidiu abandonar o serviço militar, dedicando-se totalmente à religião.

5 – O Verão de São Martinho

O Verão de São Martinho não se ficou apenas pelo milagre! Todos os anos, em pleno Outono, é normal termos o calor de volta. E quase sempre por estes dias, os dias que estão ao redor do dia de São Martinho. Um milagre que se iniciou em 337 mas que continua até aos dias de hoje!

6 – O Santo Padroeiro

Além do milagre, São Martinho está também associado a imensas profissões, enquanto seu Santo Padroeiro. Entre as profissões que apadrinha, encontram-se os curtidores, peleteiros, cavaleiros, produtores de vinho, alfaiates, soldados e restauradores.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: