Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os nove contos infantis de Sophia de Mello Breyner

Os nove contos infantis de Sophia de Mello Breyner - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Foi no Porto, a 6 de Novembro de 1919 que nasceu Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais importantes escritoras portuguesas de toda a história! Tendo sido a primeira mulher portuguesa a ser distinguida com o Prémio Camões, a autora portuguesa teve direito a um lugar entre os grandes nomes da nossa história no Panteão Nacional. Em sua memória, hoje vamos relembrar alguns dos seus contos mais conhecidos e que tu de certeza leste na escola! E, já agora, deixamos aqui o blog do autor da imagem que hoje utilizamos para a foto de capa deste artigo.

1 – A Menina do Mar

A Menina do Mar foi o primeiro conto infantil lançado por Sophia de Mello Breyner. Sendo publicado em 1958, este conta a história da amizade entre um rapaz e uma menina que vive no mar. Enquanto o rapaz sonhava conhecer o fundo do mar, a menina tinha o sonho de conhecer a terra firme, com a história a desenvolver-se na tentativa dos dois personagens verem o seu desejo cumprido.

2 – A Fada Oriana

Também lançado em 1958, a Fada Oriana é, possivelmente, o conto infantil mais conhecido da autora portuense. Contando a história de uma fada que tinha a tarefa de zelar pela floresta e os seus habitantes, esta história aborda temas como a construção do ser e a aquisição de valores, levando o leitor a pensar nas suas próprias atitudes.

3 – Noite de Natal

Já no ano seguinte, 1959, Sophia de Mello Breyner Andresen lançou a Noite de Natal. Este livro conta a história de uma menina que, ao ter uma noite de Natal cheia de abundância e alegria, lembra-se de um seu amigo que não iria ter uma noite com tantas condições. Decidida a partilhar com esse seu amigo o que recebeu, a menina acaba por descobrir o verdadeiro significado do Natal nessa noite.

4 – O Cavaleiro da Dinamarca

Passaram-se uns anos até que, em 1965, Sophia de Mello Breyner publicou O Cavaleiro da Dinamarca. Esta obra conta a história de um cavaleiro que foi em peregrinação à Palestina e deseja regressar a casa, numa floresta dinamarquesa, a tempo de celebrar o Natal com a sua família. Neste caminho de regresso são várias as dificuldades e encantos que o cavaleiro terá de enfrentar de forma a conseguir alcançar o seu objectivo.

5 – O Rapaz de Bronze

No ano seguinte, 1966, foi lançado o Rapaz de Bronze, uma história que se passa num jardim onde existe uma estátua que, durante a noite, ganha vida e reina sobre todas as plantas de forma justa e sensata. Uma menina acaba por conhecer o Rapaz de Bronze e acaba por viver uma dessas noites no mágico jardim.

6 – A Floresta

Em 1968 foi lançada A Floresta, um livro sobre uma menina que descobriu um anão no seu jardim e que, com ele, irá transformar um tesouro numa oportunidade de partilha e libertação. Uma história que estimula a imaginação e curiosidade do leitor!

7 – O Tesouro

Existe o registo da publicação de O Tesouro por Sophia de Mello Breyner Andresen no ano de 1968 no Arquivo e Biblioteca da Fundação Mário Soares. No entanto, pouco mais sabemos sobre este conto e, caso o conheças ou o possuas, entra em contacto connosco para que possamos desenvolver este ponto!

8 – A Árvore

Por fim, sendo lançado em 1985, A Árvore é uma recriação de dois contos tradicionais japoneses. Neste livro, Sophia de Mello Breyner leva o leitor até ao Oriente, em duas histórias de valorização da natureza e dos laços familiares.

9 – Os Ciganos

Já após a morte de Sophia de Mello Breyner, houve mais um conto infantil a ser publicado em seu nome. Tendo origem num fragmento de conto da autora, o seu neto Pedro Sousa Tavares tomou para si a responsabilidade de o terminar, lançando assim um livro que procura ensinar as crianças a serem tolerantes e a viver com a diferença.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: