Saltar para o conteúdo
Anúncios

As nove condecorações da Associação Académica de Coimbra

As nove condecorações da Associação Académica de Coimbra - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Sabias que a Associação Académica de Coimbra é a mais antiga associação de estudantes em Portugal? Provavelmente sim, mas sabias que esta comemora os seus 130 anos hoje? Fundada a 3 de Novembro de 1887, esta associação representa mais de vinte e cinco mil estudantes e já foi condecorada por várias vezes. E é sobre essas condecorações que vamos falar hoje!

1 – Medalha de Mérito Cultural

A Medalha de Mérito Cultural foi criada em 1984 com o objectivo de distinguir pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, pela sua dedicação a actividades de acção ou divulgação cultural. Sendo atribuída pelo Ministério da Cultura, a Associação Académica de Coimbra recebeu a sua medalha a 27 de Outubro de 1987 na área da Divulgação Cultural.

2 – Comendadora da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada

Com origem a datar do ano de 1175, a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada destina-se a distinguir o mérito literário, científico e artístico, sendo concedida a uma pessoa ou instituição por Decreto do Presidente da República. A Associação Académica de Coimbra foi distinguida como Comendadora desta Ordem a 14 de Fevereiro de 1938.

3 – Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra

Não só de distinções a nível nacional se faz a Associação Académica de Coimbra! Sendo uma medalha atribuída como reconhecimento do trabalho feito por pessoas ou instituições da região de Coimbra, era impossível não estar presente no portfólio de reconhecimentos desta associação.

4 – Comendadora da Ordem Militar de Cristo

A Ordem Militar de Cristo foi criada no longínquo ano de 1319, com o objectivo de distinguir pessoas ou instituições pelos seus destacados serviços no exercício de funções em cargos de soberania ou administração pública. A Associação Académica de Coimbra é Comendadora desta Ordem desde 5 de Fevereiro de 1941.

5 – Medalha Honorífica da Universidade de Coimbra

Voltemos aos prémios regionais, desta feita a uma medalha atribuída pela própria Universidade de Coimbra. Sendo atribuída pelo reitor desta instituição, esta medalha destina-se a galardoar pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes à Universidade de Coimbra ou que se tenham distinguido por méritos excepcionais. Assim sendo, a Associação Académica de Coimbra é portadora desta medalha desde 18 de Dezembro de 2008.

6 – Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique

A Ordem do Infante D.Henrique é mais uma ordem honorífica portuguesa que se destina a distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, quer no próprio país ou no estrangeiro, bem como serviços na expansão da cultura, história e valores portugueses. A inscrição da Associação Académica de Coimbra nesta ordem data de 25 de Janeiro de 1988.

7 – Troféu Olímpico Português

Não só de cultura e história se faz a Associação Académica de Coimbra. Com um grande historial na área do desporto, esta instituição foi distinguida com o Troféu Olímpico, um título atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal a entidades que se destaquem pelo seu trabalho no fomento do desporto, particularmente no domínio dos desportos e disciplinas do Programa dos Jogos Olímpicos.

8 – Membro-Honorário da Ordem da Liberdade

Criada a 4 de Outubro de 1976, a Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação do Homem e à causa da Liberdade. A entrada da Associação Académica de Coimbra nesta ordem honorífica deu-se a 12 de Abril de 1989.

9 – Instituição de Utilidade Pública

Por fim, a Associação Académica de Coimbra é ainda reconhecida como uma Instituição de Utilidade Pública! O que é que isto significa? Que são uma instituição sem fim lucrativo que procura alcançar fins de interesse geral em cooperação com a administração central ou local. Que outros galardões estão por vir? Nós não sabemos, mas só nos resta desejar os parabéns à Associação Académica de Coimbra por mais um aniversário!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: