Skip to content
Anúncios

Seis países que podem não sobreviver aos próximos anos

Seis países que podem não sobreviver aos próximos anos - Cultura de Algibeira - Algibeira, Cultura, Bolso

Ainda no rescaldo dos problemas que aconteceram na Catalunha neste passado fim de semana, hoje decidimos olhar a países que podem não sobreviver aos próximos anos. Por outras palavras, países que podem ver as suas actuais fronteiras alteradas devido a cedências de independência ou outros motivos de igual importância.

1 – Espanha

Comecemos mesmo por Espanha! Além da Catalunha, que nas últimas semanas tem demonstrado o seu desejo de independência face ao poder central, existe também a região do País Basco a lutar pela mesma situação. Com ambas as regiões a falar um dialecto diferente do espanhol, não seria de estranhar vermos os nuestros hermanos a sofrerem algumas alterações nos próximos anos.

2 – Bélgica

A Bélgica é mais um país europeu que pode correr o risco de ver as suas fronteiras mudarem e dar origem a dois novos países: Flandres e Valónia. Com tradições diferentes, línguas diferentes e com o desejo de serem regiões separadas, a única dúvida sobre esta divisão prende-se com Bruxelas, que ninguém sabe ao certo para qual das duas regiões iria pender.

3 – Iraque

O facto que leva à presença do Iraque nesta lista é o mesmo motivo que poderia levar a Turquia, a Síria e o Irão a também aqui estar: o Curdistão. Com um referendo a também ter sido realizado no passado mês de Setembro, a população curda deste país fez questão de demonstrar o seu interesse na independência.

4 – Reino Unido

De volta a um país europeu, o Reino Unido é outro dos países em que o tema da independência de uma das suas regiões não é um assunto estranho. Apesar de em 2014 ter sido realizado um referendo à independência da Escócia, o tema voltou à baila este ano, com um segundo referendo a ser rejeitado. Ainda assim, não será de estranhar se virmos surgirem novos países nesta região nos próximos anos.

5 – Estados Unidos da América

Ao contrário da maioria dos países do planeta, os Estados Unidos da América são compostos por diferentes estados, todos eles com leis próprias e, alguns deles, com leis e visões completamente opostas aos de outros estados do país. Não seria de estranhar ver algum destes estados lutar pela sua independência, mas só mesmo o tempo nos dirá o que irá acontecer nesta zona do planeta.

6 – Ilhas Maldivas

Calma, não existe nenhuma ilha das Maldivas a querer tornar-se independente das outras duas mil ilhas da região. O que está a acontecer nesta região prende-se com a subida do nível do mar e a ameaça de que estas ilhas acabem por ficar submersas. A verdade é que o governo da região já tem mesmo planos de evacuação da população e será uma pena ver este paraíso na Terra acabar por desaparecer.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: