Skip to content
Anúncios

As eleições autárquicas portuguesas

As eleições autárquicas portuguesas - Cultura de Algibeira - Algibeira, Cultura, Bolso

Depois de, no passado Domingo, Portugal ter ido às urnas para decidir o destino das juntas de freguesia e câmaras municipais de todo o país, é altura de olhar para o resultado global das eleições e perceber quantas câmaras conquistou cada partido.

7 – Menções Honrosas

Não, não é um partido! Mas, devido a vários movimentos locais terem ganho nas suas câmaras, decidimos juntar neste primeiro ponto todos os partidos que conquistaram uma ou duas câmaras: Nós Cidadãos, Juntos Pelo Povo, L-PS, PS-BE-JPP-PDR-NC, PPD/PSD.CDS-PP.PPM e PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM… Por favor, nas próximas eleições, arranjem um nome de coligação bonito e não nos façam escrever estas siglas todas!

6 – CDS-PP

Ao eleger seis presidentes de câmara, o CDS-PP aparece na sexta posição desta lista, embora ainda vá voltar a surgir nesta lista em coligação com outro partido. Por regiões, o CDS-PP conseguiu eleger três presidentes de câmara no distrito de Aveiro, com os restantes três a serem eleitos nos distritos dos Açores, Madeira e Viana do Castelo.

5 – PPD/PSD.CDS-PP

E cá está o CDS-PP novamente, desta feita em coligação com o partido cor de laranja! Elegendo um total de 16 presidentes de câmara, esta coligação irá governar um pouco de Norte a Sul do país, tendo presidentes eleitos em regiões como Porto, Lisboa e Faro.

4 – Movimentos Independentes

Novamente, isto não é um partido! Ainda assim, este ano registou-se um aumento do número de municípios que elegeram movimentos livres de partidos políticos para governar as suas câmaras. O fenómeno aconteceu um pouco por quase todo o país, com a curiosidade de que, apenas no Distrito de Vila Real, não houve nenhum movimento de cidadãos a candidatar-se a uma câmara.

3 – PCP-PEV

Apesar de aparecer na terceira posição desta lista com 24 câmaras municipais em seu poder, a verdade é que o PCP-PEV foi um dos partidos que mais sofreu nestas eleições, perdendo câmaras municipais que nunca havia perdido. Um tempo de mudança do país e, em particular, da regiões a sul do Tejo?

2 – PPD/PSD

O grande derrotado da noite eleitoral portuguesa tem o nome de PPD/PSD, mesmo tendo conquistado 79 câmaras municipais! Além da grande queda face a eleições anteriores, este partido mantém a tendência de queda e vê o principal partido do momento a conquistar mais do dobro das câmaras que conseguiu conquistar. Um resultado que até pôs Pedro Passos Coelho a repensar a sua liderança do partido.

1 – PS

E o grande vencedor da noite acabou mesmo por ser o PS, com um total de 159 presidentes eleitos, 142 deles com maioria absoluta! Um resultado histórico para o partido em questão e que, indirectamente, acaba por reforçar também a força do governo que está actualmente em funções. E agora? Vemo-nos daqui a quatro anos!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: