Saltar para o conteúdo
Anúncios

Cinco empresas conhecidas que entraram em bancarrota

Bancarrota - II

No mundo dos negócios, ser líder de mercado hoje não significa nada se a tua empresa não se conseguir adaptar ao que vem depois. Por exemplo, nos anos 90, tínhamos grandes empresas como a Kodak na indústria da fotografia e que, hoje em dia, já não ouvimos falar devido às tão grandes mudanças que existiram nessa indústria. E então, ainda na ressaca do pedido de insolvência da Toys’R’Us na segunda-feira, vamos olhar a cinco casos de empresas que tu conheces e que, por um motivo ou por outro, acabaram por entrar em bancarrota.

1 – Blockbuster

Cinco empresas conhecidas que entraram em bancarrota - Cultura de Algibeira

Embora seja uma empresa muito mais conhecida pelos norte americanos do que pelas pessoas no restante globo, a Blockbuster era uma cadeia de lojas em que as pessoas podiam alugar VHS ou DVDs para verem em casa. Digamos que era uma biblioteca da indústria cinematográfica! Com o surgir de plataformas como o Netflix e com plataformas destinadas à pirataria de conteúdo, aquela que um dia foi a maior empresa do mundo de aluguer de filmes acabou por sucumbir em 2010.

2 – Polaroid

Cinco empresas conhecidas que entraram em bancarrota - Cultura de Algibeira

Então a Polaroid não anunciou o seu regresso na semana passada? Anunciou sim, mas isso não impede que tenha entrado em bancarrota no ano de 2001, muito pela falta de visão que tiveram ao não dar logo o salto para o lado digital da fotografia. Só no ano de 2008 é que a empresa conseguiu dar esse salto! Com tentativas desesperadas de voltar a tornar-se relevante, como contratar Lady Gaga para directora criativa, a Polaroid parece estar a voltar a bons tempos, numa altura em que o conceito de vintage está em altas.

3 – Metro Goldwyn Mayer

Cinco empresas conhecidas que entraram em bancarrota - Cultura de Algibeira

Todos nós nos lembramos tão bem deste leão no início dos episódios de desenhos animados como Tom and Jerry, ou até mesmo como a abertura de diversos filmes. Mas sabias que a empresa representada pelo icónico leão entrou em bancarrota em 2010? A empresa tinha mais de 4 mil milhões de dólares em dívida mas, com apoio de uma linha de crédito em Dezembro desse mesmo ano, começou a tentar reerguer-se lentamente, aguentando até aos dias de hoje.

4 – Trump Entertainment Resort

Cinco empresas conhecidas que entraram em bancarrota - Cultura de Algibeira

Sabias que um dos investimentos do actual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em bancarrota não uma, não duas, mas três vezes? Sim, isso mesmo! O Trump Taj Mahal foi finalmente encerrado em 2017, depois de ter enfrentado processos de bancarrota em 2004, 2009 e 2014! No entanto, tanto quanto é sabido, Donald Trump deixou de ter qualquer influência na empresa desde 2011, não sendo responsável pela última das bancarrotas da companhia.

5 – General Motors

Cinco empresas conhecidas que entraram em bancarrota - Cultura de Algibeira

Um dos maiores fabricantes de carros do planeta, com actividade em cerca de 160 países, foi uma das empresas que mais sofreu com a crise financeira de 2008. Tendo uma enorme quebra no número de vendas de carros, a empresa não teve outra solução que não o processo de bancarrota em 2009. No entanto, com a ajuda de apoios governamentais, a empresa conseguiu reerguer-se e deixar esse episódio para trás, evitando o despedimento de mais de duzentas mil pessoas.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: