Skip to content
Anúncios

Mitos sobre o Corpo Humano

Mitos sobre o corpo humano - Cultura de Algibeira

Desde criança que todos nós aprendemos coisas sobre o corpo humano, quer seja na escola ou em casa. Ainda assim, alguns desses conhecimentos são menos oficiais que os outros, certo? No fim de contas, quantas vezes é que já ouviste dizer que uma pessoa engole oito aranhas por ano? Será mesmo assim? É o que vamos descobrir hoje!

1 – Uma pessoa engole, em média, oito aranhas por ano

Aranha - Cultura de Algibeira

Foto: UOL

Comecemos logo pelo mito que teve direito a destaque na introdução do artigo! Oito aranhas por ano? Esta é mesmo daquelas estatísticas para a qual não queremos fazer parte da média! Na realidade, este mito surgiu em 1954, quando foi incluído num livro sobre lendas associadas a insectos. Desde essa altura que anda de boca em boca mas a verdade é que, até aos dias de hoje, não existe nenhum artigo científico que comprove este mito… Nem nenhum que o prove como sendo falso! No entanto, devido aos habituais movimentos que fazes enquanto dormes e a todo o esforço associado ao engolir, é muito pouco provável que já tenhas engolido alguma aranha durante o sono. Possível? Sim. Provável? Muito pouco!

2 – Os seres humanos só utilizam 10% do cérebro

Mentira! E não, o Einstein nunca disse tal coisa! Não nos interessa o que é que tu leste no Facebook! E este é daqueles mitos que são facilmente provados como falsos uma vez que, num simples exame que envolva imagiologia do cérebro, como um TAC (Tomografia Axial Computorizada), é possível ver que nenhuma área do cérebro está completamente inactiva. Além disso, cada área do cérebro tem a sua própria função, não deixando espaço para 90% de vazio no interior do teu crânio. Mas sim, nós sabemos que algumas pessoas parecem utilizar até menos que esses 10% de que o mito fala…

3 – Por cada cabelo branco que se arranca, nascem dois

É verdade, os teus cabelos brancos vão-se multiplicando… Mas devido a envelheceres, não porque os arrancas! Cada cabelo que tu tens cresce num folículo próprio e, como tal, nunca esse folículo irá dar lugar a dois cabelos. Tendo em conta o ritmo normal de crescimento do cabelo que arrancaste, cerca de um centímetro por mês, é normal que quando ele volte a ser visível já tenhas mais alguns cabelos brancos. Talvez tenha sido essa a origem do rumor?

4 – Se não fechares os olhos quando espirras, eles vão saltar da tua cara

Este é um outro mito sobre o qual não existe nenhuma informação que o prove, nem mesmo notícias de pessoas que tiveram os seus olhos a serem projectados para fora do seu corpo. Tendo em conta a quantidade de espirros que se fazem ouvir pelo mundo inteiro todos os dias, caso existisse algum fundamento para este mito, nós iríamos sabê-lo. Se te deixar mais descansado, aqui fica um vídeo do programa MythBusters em que este mito foi testado:

5 – O tamanho dos pés é um indicador do tamanho do pénis

Pés - Cultura de Algibeira

Foto: MaWá

Lamentamos desiludir os nossos leitores, mas este mito não tem qualquer fundamento de verdade… Talvez tenha sido uma feliz coincidência que aconteceu com uma pessoa no passado mas, de acordo com vários estudos que já foram realizados, não existe qualquer relação entre as duas partes do corpo. De acordo com o Definitive Penis Size Survey – sim, este estudo existe mesmo! -, a relação entre o tamanho dos pés e o tamanho do pénis encontra-se muito perto do zero, isto é, é quase nula. Um resultado que ganha mais credibilidade quando as respostas a este questionário são dadas pelos próprios donos do orgão e não feitas com recurso a medidas oficiais feitas por médicos… Sejamos sinceros, temos a certeza que muitos homens decidiram engrandecer o seu dito cujo nas suas respostas e, mesmo assim, nem isso comprovou este mito.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: