Saltar para o conteúdo
Anúncios

Cinco Segredos Ocultos em Obras de Arte

Cinco Segredos Ocultos em Obras de Arte II

Já toda a gente ouviu falar do Código Da Vinci! Originalmente um romance escrito por Dan Brown e, posteriormente, adaptado ao cinema com a direcção de Ron Howard, foi uma obra que levou a humanidade a ponderar que muitos artistas podem ter escondido mensagens ou códigos nas suas obras. E fizeram-no mesmo! Por isso mesmo, hoje vamos desvendar alguns dos segredos escondidos em obras de arte que tu conheces.

1 – A Última Ceia de Leonardo da Vinci

A Última Ceia - Cultura de Algibeira

A Última Ceia – Milano Style

Comecemos logo com uma das obras mais famosas e envoltas em polémica de Leonardo da Vinci! Pintado entre 1495 e 1498, acredita-se que este quadro esconde uma melodia. Sim, vocês leram bem: uma pintura a esconder uma melodia! Como? De acordo com uma investigação de Giovanni Maria Pala, as posições das mãos e dos pães neste quadro representam diferentes notas musicais numa pauta. Para os mais curiosos, a partir dos trinta segundos, podem então ouvir a melodia desenhada por da Vinci:

2 – Patch of Grass de Vincent van Gogh

Patch of Grass - Cultura de Algibeira

Patch of Grass – Kröller-Müller Museum

Passando de da Vinci para van Gogh, continuamos a viajar por entre alguns dos mais famosos artistas do mundo. No entanto, neste caso, o segredo do quadro não se encontra à superfície: com recurso a tecnologias de Raio-X, um grupo de investigadores descobriu a cara de uma mulher pintada por debaixo da actual pintura de um campo de relva. O que é que isto significa? Que, provavelmente, van Gogh desistiu da ideia de pintar a tal mulher e, para não desperdiçar a tela, iniciou a sua seguinte obra nesse mesmo quadro. Podes ver esse mesmo rosto aqui.

3 – Morte di san Francesco de Giotto da Bondone

Morte di san Francesco - Cultura de Algibeira

Morte di san Francesco – Wikimedia

Recuando no tempo até ao período entre 1295 e 1299, iremos encontrar uma obra de arte que, em 2011, voltou às bocas do mundo: o vigésimo quadro de uma série de vinte e oito que foram pintados por Giotto a contar a história de São Francisco. O que esconde então esta obra que retrata a morte de São Francisco? A cara de um demónio nas nuvens, mesmo ao lado da imagem de um anjo! Propositado ou uma mera coincidência? Podes ver a cara do demónio aqui.

4 – Profeta Zacarias de Michelangelo

Profeta Zacarias - Cultura de Algibeira

Profeta Zacarias – Portal do Professor

Numa das obras que compõem a Capela Sistina, podemos encontrar a seguinte mensagem oculta desta lista. Feita a pedido do Papa Júlio II, a obra do artista italiano foi utilizada para apresentar uma crítica ao próprio Papa. Com o rosto de Júlio II na figura de Zacarias – profeta que denunciou os sacerdotes corruptos do segundo templo de Jeová -, Michelangelo colocou também dois anjos sobre o seu ombro com expressões de raiva. Um dos muitos segredos da Capela Sistina!

5 – O Velho Pescador de Tivadar Kosztka Csontváry

O Velho Pescador - Cultura de Algibeira

O Velho Pescador – Pinterest

À primeira vista, esta pintura do artista húngaro representa um pescador desgastado pelo tempo e pelas longas viagens associadas à sua profissão. No entanto, com a ajuda de um espelho, colocado ao centro da imagem, é possível ver duas realidades muito diferentes! Reflectindo o lado esquerdo da imagem, será possível ver uma imagem de uma pessoa que se crê ser Deus a rezar; pelo contrário, reflectindo o lado direito da imagem, será a imagem de um demónio aquela que será vista. Uma metáfora à dualidade do bem e do mal que existe em todos os seres humanos? Podes ver ambos os reflexos aqui.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: